Salão do Artesanato abre as portas com Sustentabilidade e Inclusão Social

O Salão do Artesanato, onde o Brasil encontra sua arte, abre as portas da 16ª edição neste 15 de novembro. Aqui na capital já realizou 13 edições e em São Paulo foram duas e está entre os maiores eventos de artesanato do país. A cada ano são expostas peças artesanais de mais de mil artesãos. O artesanato, uma das preciosidades da cultura brasileira, vai proporcionar ao público de hoje até o dia 19, assistir à criação de peças exclusivas e conhecer os mestres da tecelagem, traçado de fibras, renda renascença, arte santeira e cartonagem.

Em 2023 o Salão do Artesanato assume uma agenda mais forte na área de sustentabilidade e inclusão social, alinhando-se às boas práticas da Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG). Com a elaboração da Declaração de Propósitos e Compromissos de Sustentabilidade, traçou estratégias para atendimento especial a pessoas com deficiências; adoção de modelo de gerenciamento seletivo de resíduos para proporcionar destino correto a rejeitos, recicláveis e orgânicos; campanha de educação para a sustentabilidade na rede social do evento; inclusão socioprodutiva nas contratações das equipes de produção e qualificação da cadeia produtiva envolvida com o evento.

A edição deste ano acontece na área de exposição externa do Pátio Brasil Shopping. É aberto ao público e receberá o talento de artesãos, cooperativas e coletivos de todas as regiões do país.
Realizado pela Rome Eventos, de Leda Simone e Rômulo Mendonça conta com o apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB)/ Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Ministério do Turismo, Pátio Brasil Shopping, da Secretaria de Turismo do Governo do Distrito Federal e patrocínio do Sebrae e dos Correios.

“Nosso objetivo é incentivar a preservação e consumo desses produtos, estreitando relações pela possibilidade de contato direto do artesão com o público consumidor e lojistas. Reforçando o interesse pela cultura brasileira através da visualização do trabalho artesanal, gera-se renda para diversas comunidades e valoriza-se a singularidade que essas incontáveis manifestações artísticas têm em comum”, afirma Leda Simone, diretora- executiva da Rome Eventos.

“O Salão do Artesanato também é uma ótima oportunidade para lojistas, decoradores e arquitetos conhecerem e adquirirem peças originais e exclusivas, negociando diretamente com artesãos de todo o país”, diz Rômulo Mendonça, diretor da Rome Eventos.

O Salão do Artesanato é uma vitrine importante para quem vive dessa manifestação artística e um destino ainda mais interessante neste período que antecede o Natal. O evento irá além da exposição e oferta de produtos que carregam a marca da manualidade, diversidade e tradição, proporcionando uma rica programação a expositores e visitantes, com oficinas e mestres artesãos fazendo sua arte ao vivo.

“O Sebrae compreende o artesanato como uma atividade estratégica para incluir um contingente significativo da população que se encontra muitas vezes à margem da economia. Por meio do artesanato, comunidades indígenas, quilombolas, mulheres e outros segmentos da sociedade têm a oportunidade de gerar renda para sua subsistência e de suas famílias. Para além desse fato, o artesanato também tem um papel importante na exaltação da nossa cultura, daquilo que torna o Brasil um país único: a alma das pessoas”, declara Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional.

16º Salão do Artesanato, no Shopping Pátio Brasil vai até 19 de novembro, das 10h às 22h (quinta, sexta e sábado) e das 10h às 20h (domingo) com entrada franca.
Fotos: FotoFórum/ Divulgação e Kadu Souza Secult