Brasileiros resgatados da Faixa de Gaza chegam a Brasília e são recebidos por Lula

bernadetealves.com
Presidente Lula e a primeira-dama Janja recebem os brasileiros resgatados da Faixa de Gaza, na Base Aérea de Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi ontem até a Base Aérea de Brasília para receber os brasileiros e seus parentes que foram resgatados da Faixa de Gaza e que esperaram mais de três semanas até conseguir autorização para conseguir sair do enclave atingido pela guerra entre Israel e o Hamas.

bernadetealves.com
Brasileiros resgatados da Faixa de Gaza chegam a Brasília e são recebidos pelo presidente Lula na Base Aérea de Brasília

O voo humanitário é o décimo da Operação Voltando em Paz. O avião VC-2 pousou às 23h24 na Base Aérea. Das 32 pessoas, 22 são brasileiros, sete são palestinos naturalizados brasileiros e três são palestinos parentes próximos de brasileiros. No total, são 17 crianças, nove mulheres e seis homens. Todos terão no Brasil o começo de uma nova vida com paz, acolhimento, oportunidade de trabalho, cuidados com a saúde e educação.

bernadetealves.com
Brasileiros resgatados da Faixa de Gaza chegam a Base Aérea de Brasília e são recebidos pelo Presidente Lula

No grupo que retornou ao Brasil estava a brasileira Shahed al-Banna. Ela se emocionou ao ver o presidente Lula. “Não estou acreditando ainda que estou aqui, que estou viva”. “A gente chegou a pensar que iríamos todos morrer e ninguém iria saber da gente. Mas graças a Deus, graças ao governo, ao presidente Lula, à Força Aérea, e todos que nos ajudaram a gente está aqui agora”, disse a brasileira de 18 anos.

bernadetealves.com
Brasileiros repatriados da Faixa de Gaza chegam a Brasília e são recebidos pelo presidente Lula

Segundo Shahed, com o desenrolar do conflito, o grupo de brasileiros pensou que não conseguiria sair do enclave palestino. Relatou o terror que ela e os familiares sentiram com a guerra entre Israel e o grupo radical Hamas. Shaded também relatou que perdeu muitos familiares e amigos na guerra e teve a casa destruída pelos bombardeios israelenses.

bernadetealves.com
Lula recebe na Base Aérea de Brasília grupo de brasileiros repatriados da Faixa de Gaza

A jovem contou que morava em São Paulo e se mudou para Gaza há um ano e meio para acompanhar a mãe que teve câncer e queria se despedir dos familiares no país de origem.  “Infelizmente ela faleceu quando chegamos lá. Quando começou a guerra, em 7 de outubro, deveria ser um dia normal, eu estava me preparando para ir para a faculdade de manhã e de repente começou a cair bomba, começaram a bombardear todos os lugares sem aviso e a gente ficou assustada”, contou Shahed.

bernadetealves.com
Presidente Lula se emociona ao receber crianças brasileiras repatriadas da Faixa de Gaza

Shaded pediu ao presidente Lula que resgate os brasileiros e familiares que continuam em Gaza. Em resposta à jovem, Lula afirmou que o governo vai continuar com as negociações. “Enquanto tiver lista e possibilidade de tirar mesmo que seja só uma pessoa da Faixa da Gaza, a gente vai estar à disposição para buscar”, disse o presidente.

bernadetealves.com
Presidente Lula e Janja recebem brasileiros repatriados da Faixa de Gaza na Base Aérea de Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, busque autorização para repatriar mais brasileiros e seus familiares que ainda estão na Faixa de Gaza. “A gente vai tentar fazer todo esforço que estiver ao alcance da diplomacia brasileira para tentar trazer os brasileiros que lá estão e que querem voltar ao Brasil”, declarou Lula.

bernadetealves.com
Presidente Lula com a brasileira Shahed al-Banna, resgatada da Faixa de Gaza em voo humanitário da FAB

“Pedi para trazerem parentes até que não fossem brasileiros e vamos tratar de legalizar essas pessoas aqui no Brasil. Enquanto tiver a possibilidade de tirar uma pessoa da Gaza, vamos tirar. Mesmo que seja palestino de origem”, declarou o presidente do Brasil.

O brasileiro repatriado Hassan Rabee agradeceu ao governo pelo apoio ao repatriamento. “A gente ficou lá 37 dias de muito sofrimento. Às vezes a gente até passou fome e sede”.

bernadetealves.com
Presidente Lula se emociona ao receber famílias resgatadas da Faixa de Gaza

“O que está acontecendo lá, na verdade, é um massacre difícil para todos vocês entenderem o que a gente passa lá. As bombas caindo de todo lado. As minhas filhas ficaram muito chocadas lá. A primeira semana, a segunda semana, a gente ficou mentindo que os ataques eram bombas de festa de aniversário, mas a gente não conseguiu segurar muito tempo”, declarou Hassan.

O grupo de brasileiros passará duas noites em um alojamento na Base Aérea, onde serão atendidos por assistentes sociais, além de receberem atendimento médico e psicológico. Todos passarão por atendimento de regularização migratória e serão incluídos no Cadastro Único, que possibilita ser beneficiado pelos programas sociais do governo federal.

bernadetealves.com
Brasileiros resgatados da Faixa de Gaza chegam a Brasília e são recebidos pelo Presidente Lula na Base Aérea

Os brasileiros repatriados terão serviços de abrigo, documentação, e alimentação, além de apoio psicológico, cuidados médicos e imunização. O grupo ficará hospedado em Brasília por dois dias para depois seguirem para outros destinos em que têm familiares ou acolhimento.

“Alguns brasileiros já têm destino certo porque têm familiares aqui, então serão deslocados para esses locais. Uma parcela significativa, quase a metade do grupo, não tem onde ficar, mas o governo federal já disponibilizou, através do Ministério do Desenvolvimento Social, um local onde essas pessoas ficarão acolhidas. Vai ser no interior de São Paulo”, explicou Augusto de Arruda Botelho, secretário nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Os resgatados poderão solicitar a inclusão no Bolsa Família e outros programas de benefícios assistenciais, segundo informou o Ministério do Desenvolvimento Social.

Desde o início da guerra entre Israel e Hamas, o Brasil resgatou 1.477 pessoas e 53 animais domésticos. Os primeiros resgatados desembarcaram no Brasil em 11 de outubro. Do total, foram 1.462 brasileiros, 11 palestinos, três bolivianas e uma jordaniana. O grupo que chegou nesta segunda-feira, no entanto, é o primeiro que estava em Gaza, região onde se concentra a maior parte do conflito no Oriente Médio.

Uma noite de emoção para o presidente Lula, primeira-dama Janja , ministra da saúde Nísia Trindade, ministro da Justiça Flávio Dino e demais integrantes do governo.

Guerra

No dia 7 de outubro, o Hamas, grupo que controla a Faixa de Gaza, lançou um ataque surpresa de mísseis contra Israel e a incursão de combatentes armados por terra, matando civis e militares e fazendo centenas de reféns israelenses e estrangeiros. Em resposta, Israel bombardeou várias infraestruturas do Hamas em Gaza e impôs cerco total ao território, com o corte do abastecimento de água, combustível e energia elétrica.

Os ataques já deixaram milhares de mortos, feridos e desabrigados nos dois territórios, sendo a maior parte em Gaza.

Fotos:  Ricardo Stuckert / PR