Memorial JK realiza solenidade de reintegração do último carro do presidente Juscelino ao acervo do Museu

A presidente do Memorial JK, Anna Christina Kubitschek, recebeu convidados na manhã de domingo, 12 de novembro, para a solenidade de reintegração do Ford Galaxie 500 ao acervo do Museu. O veículo, que pertenceu ao fundador de Brasília, presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, é do colecionador Flávio Noronha.

Dada a sua importância, o grande sedã executivo da Ford foi integralmente restaurado pelo Exército Brasileiro, por meio do Batalhão Logístico de Brasília, com a ajuda dos membros do Veteran Car Brasília.

O 16° Batalhão Logístico fez um trabalho primoroso que permitiu que a cidade construída por JK recepcionasse o importante veículo histórico.

A solenidade de entrega do automóvel foi conduzida pelo Exército Brasileiro tendo como mestre de cerimônias a Sargento Venâncio. As chaves do Galaxie foram devolvidas à Anna Christina Kubitschek pelo general de divisão Ricardo Piai Carmona, representante do Exército na solenidade.


O general Carmona, disse que foi uma satisfação para o Comando Militar do Planalto recuperar o Ford Galaxie 500 . “Celebramos a reedição da restauração do carro que pertenceu ao ex-presidente. Sua primeira recuperação total foi realizada em 2010, também pelo 16° Batalhão Logístico, que realizou posteriores revisões pontuais aqui. Após 13 anos em sua cúpula de vidro, a gestão do Memorial JK entendeu que seria necessária uma recuperação nas partes mecânica e elétrica e na pintura do carro, sendo, mais uma vez, assinado um protocolo de intenções com o Exército Brasileiro”.

“O presidente Juscelino Kubitschek foi um verdadeiro estadista e visionário, sendo responsável pela idealização e construção de Brasília na década de 1950, enquanto esteve na presidência de nosso País. Cremos que, após a restauração promovida pelo Exército Brasileiro, por meio 16° Batalhão Logístico, temos uma relação de proximidade entre este Memorial, a sociedade e a nossa instituição, em um salutar convênio, cujo objetivo primordial é a preservação da história nacional e dos elementos físicos e imateriais que a envolvem”, declarou o general Carmona.

André Octávio Kubitschek, em nome da família, agradeceu a importante colaboração do Exército. “Hoje, o veículo que pertenceu ao meu bisavô retorna ao acervo. Usado pelo ex-presidente em seus últimos anos de vida, o Ford Galaxie não só representa a lembrança do grande estadista, mas simboliza o espírito empreendedor e desenvolvimentista de JK, que alavancou nossa indústria nacional, o que gerou empregos e fomentou nossa economia”.

“Este Ford Galaxie pode ser considerado um herdeiro das realizações econômicas de JK. Hoje, comemoramos não apenas a revitalização de um objeto histórico, mas relembramos momentos importantes, derivados da política econômica da gestão Juscelino Kubitschek. Este é um momento de reflexão pelos avanços, conquistas e realizações que o Brasil atingiu por meio do Plano de Metas de JK, que proporcionou um salto econômico, humano e social, alavancando nosso País, atraindo empresas e negócios e gerando emprego e renda para milhões de brasileiros. Este é o legado do meu bisavô e o carro simboliza uma parte deste mandato, que fez o Brasil ter 50 anos de progresso em cinco de governo”, declarou o bisneto de JK.

A gestão do Memorial JK demonstrou sua gratidão com a Medalha do Mérito Memorial JK ao general de divisão Ricardo Piai Carmona, o tenente-coronel Tibério Ferreira Figueiredo, comandante do 16° Batalhão de Logística; Nelisson Hoewell, presidente do Veteran Car de Brasília; Advogado Flavio Nogueira Noronha, coordenador da recuperação do carro e presidente do Grupamento Apollo Rezk, que é um grupamento de veículos antigos militares representativos, da 2° guerra mundial; e Edenilton Silva Pacheco, da Mecânica Tech, um dos apoiadores da restauração.






Carreata de reintegração do Ford Galaxie 500 ao acervo do Memorial JK





Seu retorno a casa que guarda a memória viva do presidente JK, foi em grande estilo. Percorreu por pontos que não existiam em seus tempos de glória, como a Ponte JK, no Lago Paranoá, e claro uma parada estratégica em frente ao Palácio do Planalto, seguiu pelo Eixo Monumental acompanhado por uma carreata com mais de 300 carros antigos.




Chegou à sua morada dirigido pelo subtenente Claudir Fernandes, e como co-piloto André Octávio Kubitschek, bisneto do ex-presidente da República e vice-presidente do Memorial JK. No banco traseiro, estavam Anna Christina Kubitschek, presidente do Memorial e seu marido o empresário Paulo Octávio, ex-governador de Brasília.


O Ford Galaxie, vendido no Brasil entre 1967 e 1982, era o modelo mais caro e luxuoso da marca, preferido por empresários e personalidades políticas. Foi sedã de luxo da Ford por 15 anos e na atualidade é uma relíquia que remete aos feitos de JK. Um presidente que construiu Brasília e fez surgir um novo Brasil em apenas cinco anos.


A reintegração do carro totalmente restaurado é cheia de simbolismo uma vez que Juscelino é considerado “como o pai da indústria automobilística nacional”, por criar o GEIA, Grupo Executivo da Indústria Automotiva.


Juscelino Kubitschek morreu a bordo de um Chevrolet Opala em um estranho acidente na Rodovia Presidente Dutra, em Resende (RJ), em 22 de agosto de 1976.



Fotos: Carol Melo e PaulOOctávio