Dia da Consciência Negra: a valorização da diversidade e de todas as vozes

bernadetealves.com
Dia da Consciência Negra: a valorização da diversidade e de todas as vozes

No Dia da Consciência Negra, 19 de novembro, celebramos não apenas a luta, herança e as contribuições da comunidade afro-brasileira, mas também refletimos sobre a essência da diversidade como pedra fundamental para uma sociedade justa e igualitária. Diversidade é uma importante riqueza e por isso devemos combater o racismo em todas as suas formas.

Não se trata da comemoração de uma raça, mas sim da consciência sobre a discriminação. Mesmo com os avanços dos últimos anos, o desrespeito continua pela falta de caráter daqueles que insistem em humilhar o outro ser humano.

bernadetealves.com

O Dia Nacional da Consciência Negra foi criado em 2011 por meio de lei federal (Lei 12.519/11), surgida de uma proposta do Senado (PL 4437/04) aprovada pela Câmara dos Deputados em 2009. A data celebra a riqueza cultural do povo negro, ao mesmo tempo em que cobra direitos, igualdade, respeito e vida digna, além de denunciar racismos e outras atrocidades desumanas cometidas ao longo de séculos só por causa da cor da pele.

consciência negra é, basicamente, o orgulho da cor da pele negra. O termo é, ao mesmo tempo, uma referência e uma homenagem à cultura ancestral do povo de origem africana, que foi trazido à força e duramente escravizado por séculos no Brasil. É o símbolo da luta, da resistência e a consciência de que a negritude não é inferior e que o negro tem seu valor e seu lugar na sociedade.

bernadetealves.com
Dia da Consciência Negra celebra riqueza cultural, denuncia racismo e cobra direitos e respeito

Neste dia, é importante lembrar que a conscientização não deve se limitar a apenas um dia do ano, mas ser uma jornada contínua em direção a uma sociedade mais justa e inclusiva. Isso significa ouvir atentamente as vozes daqueles que enfrentam a discriminação racial, aprender com suas experiências e agir em solidariedade na luta por um mundo onde a diversidade seja valorizada e celebrada.

Que a data nos inspire a promover a inclusão, a igualdade e a valorização de todas as vozes. Lutar pela Igualdade Racial é responsabilidade de todos. Juntos podemos promover um mundo onde todas as pessoas, independente da cor da pele, tenham igualdade de oportunidades e sejam tratadas com dignidade e respeito.

bernadetealves.com
Zumbi dos Palmares: símbolo da resistência negra contra a escravidão no Brasil

O Dia 19 de novembro foi escolhido em homenagem a Zumbi do Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência negra contra a escravidão no Brasil, que faleceu no dia 19. Zumbi representa não apenas a luta pela liberdade, mas também a busca por igualdade e justiça, valores que continuam fundamentais para a nossa sociedade.

Fotos: Reprodução