Educadora brasiliense é homenageada na Bienal do Livro

A 4ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura começou ontem e vai até o dia 26 no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Com o tema “Os outros somos nós”, o maior encontro literário da cidade vai debater os tempos de radicalismo e de monólogos. Nestes dias haverá seminários, lançamentos, palestras e shows musicais. A entrada é gratuita mediante inscrição no site http://bbll.com.br/ ou no local do evento. Suzzy Sousa é a responsável por esta edição em Brasília.

Maria Felix, Gracia Cantanhede e Gustavo Dourado
Os escritores Maria Felix, Gracia Cantanhede e Gustavo Dourado

A grande homenageada de 2018 é a educadora brasiliense Gina Vieira Ponte, criadora do projeto “Mulheres Inspiradoras”, que incentiva alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas a lerem grandes autoras da literatura mundial e brasileira. Gina é professora efetiva da Secretaria de Educação do DF desde 1991.

Bienal do livro
Livro “A última onça do cerrado”

Autores candangos que participam da Bienal: Clara Arreguy, Bruno Bucis, Jaime Sautchuk, Augusto Rodrigues, Maria Maia, Pablo Amaral Rebello, Gracia Cantanhede, Yana Marull, Gustavo Dourado, Maria Felix, dentre outros.

João Pedro Doederlein
João Pedro Doederlein

Autores brasileiros convidados pela bienal: João Silvério Trevisan, escritor, referência no ativismo LGBT, venceu três vezes o prêmio Jabuti. No ano passado, lançou “Pai, Pai”, livro de memórias em que faz um doloroso acerto de contas com o próprio pai; Josélia Aguiar, jornalista cultural que foi curadora da Festa Literária Internacional de Paraty em 2018 e 2017; Lourenço Mutarelli, quadrinista, escritor, ator e dramaturgo; Matheus Leitão, jornalista investigativo, filho dos jornalistas Míriam Leitão e Marcelo Netto, presos e torturados no período da ditadura militar; e Zeca Camargo, jornalista e apresentador da TV Globo, escreveu seis livros, como o best-seller “A Fantástica Volta ao Mundo”, “De A-ha a U2: os Bastidores das Entrevistas do Mundo da Música” e “Medida Certa: Como Chegamos Lá”. Na bienal, lançará a biografia da cantora Elza Soares.

Munduruku
Munduruku

 

Patricio Pon
Patricio Pon

Pela primeira vez no Brasil os internacionais: nigeriano Chigozie Obioma, o escritor colombiano Juan Gabriel Vásquez, a uruguaia Inés Bortagaray e a chilena Lina Meruane. A Bienal é um espaço democrático de incentivo à leitura nas crianças.

Chigozie Obioma
Chigozie Obioma

 

Bienal do livro
Bienal de Brasília

 

Bienal do Livro

Bienal do Livro