Desembargador do TJDFT é o novo Cidadão Honorário de Brasília

Cidadão Honorário de Brasília
Sessão Solene realizada na Câmara Legislativa do DF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal, por iniciativa do deputado Wellington Luiz, vice-presidente da Casa, concedeu no último dia 20, o título de Cidadão Honorário de Brasília ao Dr. Roberval Casemiro Belinati, Desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

Cidadão Honorário de Brasília
Desembargador Roberval Casemiro Belinati e sua família

Ao lado da esposa Rosângela Belinati, dos filhos Roberval José, Rosana Fátima, Roberlan José, Roberlei José, Rosária Fátima e Rôberson, o homenageado agradeceu a escolha do seu nome por unanimidade, ao deputado Wellington e aos demais parlamentares da CLDF. “A nossa luta é muito grande em Brasília. Aqui, nós já residimos há quase 35 anos e pretendemos permanecer para sempre nesta terra abençoada. Amamos Brasília, amamos nossa igreja, nosso trabalho, amigos, e acreditamos no futuro da cidade da esperança, onde, agora, tenho a honra e a alegria de ser cidadão honorário”, declarou o desembargador.

Sessão Solene Câmara Legislativa do DF
Juliano Costa Couto, presidente da OAB/DF, e demais convidados de honra

Acompanharam a Sessão Solene o presidente TJDFT, desembargador Romão Oliveira; a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, desembargadora Carmelita Brasil; o presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto; o procurador-geral de Justiça do DF, Leonardo Bessa; o ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Sherman Cavalcanti; o ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça, Vicente Leal; o diretor-presidente da Faculdade Processus, Jaci Fernandes de Araújo; desembargadores, juízes, promotores, advogados, o pároco da Igreja Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês, Frei Rogério Almeida; amigos e familiares.

Sessão Solene da Câmara Legislativa
Familiares do Desembargador Roberval Casemiro Belinati

O paranaense Belinati cursou Direito no UniCeub e desempenhou diversas atividades na área da advocacia pública e privada e ocupou vários cargos, a exemplo de juiz do TJDFT e do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul e de juiz eleitoral em várias zonas eleitorais do DF. O homenageado tomou posse como desembargador em 2008. Além de sua trajetória jurídica, Roberval Belinati foi repórter do jornal “Folha de Londrina” e da Rádio Cruzeiro do Sul, no começo da década de 1970, no Paraná. Aqui em Brasília foi assessor parlamentar na Câmara dos Deputados de 1975 a 1980 e foi vereador de Londrina (PR) de 1982 a 1988.

Cidadão Honorário de Brasília
Roberval Casemiro Belinati, Desembargador do TJDFT, e cidadão honorário de Brasília
Câmara Legislativa do DF
Min Augusto Sherman, Des do TJDFT Cruz Macedo, Frei Rogério e Desembargador Belinati
Câmara Legislativa do DF
Leonardo Bessa, Desembargador Romão Oliveira, Desembargador Belinati, Desembargadora Carmelita Brasil e Desembargador Sérgio Rocha