Brasília reuniu artistas da projeção mapeada

VJ Torna Brasil 2018
VJ Torna Brasil 2018 na Praça dos Três poderes

O Panteão da Pátria é palco, desde ontem, do Campeonato Internacional de VJ. Artistas do cenário mundial, do Brasil e de Brasília, têm o desafio de projetar imagens em sintonia com a música. A capital foi escolhida para sediar o “VJ TORNA BRASIL 2018”, devido as formas majestosas e as linhas marcantes. A competição  é certificada pelo coletivo artístico “United VJs” e tem o apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

O idealizador da edição 2018, Bruno Caramori, mais conhecido como VJ Boca, diz que o evento tem por objetivo mostrar os trabalhos de reconhecidos nomes de diversos países e de vários locais do Brasil. “Além de promover um novo olhar sobre a paisagem urbana, o VJ TORNA leva arte visual para espaços incomuns, reforçando o segmento de mercado que vem crescendo. É, também, uma fonte geradora de emprego e renda, bem como estimula o turismo artístico e de eventos, uma das vocações de Brasília.”

Panteão da Pátria
Panteão da Pátria em Brasília

Bruno diz que em Brasília, existem vários artistas que atuam nas mais variadas esferas. E que esta arte tem despertado o interesse de outros segmentos para o mapping, como a política e causas sociais. Durante o competição os DJs fazem a festa da galera. E os participantes têm a chance de explorar toda a estrutura de um dos monumentos mais emblemáticos da Praça dos Três Poderes, coração político do país. O Panteão da Pátria tem a assinatura do renomado Oscar Niemeyer e apresenta arquitetura modernista simbolizando uma pomba e revestido em mármore branco, em homenagem os heróis nacionais.

VJ Ortega
VJ Ortega recebe homenagem no “VJ Torna Brasil 2018”, na Praça dos Três poderes

Além dos duelos de mapping, acontecem workshops e palestras gratuitas para os admiradores e interessados na arte da projeção. Dentre os participantes destaque para o VJ Spetto, o português VJ Pedro Zaz e o brasiliense Artur Pessoa. O VJ André Ortega, de Americana, falecido em outubro de 2017,foi homenageado durante o festival.Ortega foi pioneiro em agregar memes em obras. Ele participou do clipe “Will See You”, da cantora Anitta.

O VJ TORNA BRASIL 2018, foi idealizado pelo artista Húngaro Laszlo Laki, e já passou por diversos países em cidades como Minsk, Budapeste, Roma, Eindhover, Cidade do Cabo, São Paulo, Cidade do México.