Dia Mundial de Combate ao Suicídio

A data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde, em 2003, com o objetivo de prevenir o ato do suicídio, através da adoção estratégias pelos governantes. O suicídio é uma doença silenciosa, obscura, que tira a vontade de viver. Pessoas que têm desejo de suicídio têm dificuldades em enfrentar os problemas, querem acabar com a dor, não com a vida.
Por isso, este é um dia de conscientização e reflexão sobre as causas que levam uma pessoa a atentar contra a própria vida. Vamos ser mais compreensivos e humanos com quem se isola e dá sinais de tristeza para se conseguir salvar vidas. Infelizmente todos os anos morre um milhão de pessoas no mundo por suicídio e ocorrem entre 10 a 20 milhões de tentativas de suicídio por ano, segundo a OMS.

A Organização Mundial de Saúde estima que o suicídio é a 13ª causa de morte no mundo, sendo uma das principais entre adolescentes e adultos até aos 35 anos. Por cada pessoa que morre, outras vinte tentam o mesmo caminho. A taxa de suicídio é maior nos homens do que nas mulheres.

Dados mundiais indicam que no Brasil ocorre um suicídio a cada 45 minutos. Com números cada vez mais alarmantes, é preciso mais atenção e compreensão com as pessoas que precisam de ajuda, que sofrem com a solidão, o radicalismo e a intolerância. Isso leva a depressão e ninguém fica depressivo porque quer.
Ninguém atenta contra a própria vida por brincadeira. Este ato extremo pode ser evitado com apoio, carinho, compreensão e respeito ao outro. Falar sem tabu sobre suicídio para preveni-lo é a proposta do Centro de Valorização da Vida, na campanha Setembro Amarelo do movimento no Brasil.
Prevenir o Suicídio é valorizar a vida. E viver é a melhor opção sempre!