Você possui uma reserva de emergência?

Reserva financeira

O 13º salário é uma excelente oportunidade para começar a formar ou enriquecer a sua reserva de emergência. Esse recurso extra, se investido em renda fixa, pode resultar em bons rendimentos

Faltam apenas alguns meses para o final do ano e diante de um cenário tão instável da economia, há quem já esteja fazendo planos para usar o 13º salário. Mas é neste momento que o planejamento financeiro pode começar a ser desenhado para garantir a criação de uma reserva de emergência.

Segundo especialistas, o ideal é usar o recurso extra de maneira equilibrada. Ou seja, se você tem dívidas, reserve uma parte para fazer a quitação antecipada e assim reduzir juros embutidos no parcelamento. Mas se esse não é caso, reservar parte do dinheiro para investir, pode ser uma boa opção.

Mas o que parece fácil, não é. Prova disso é que muitas pessoas não possuem nenhum tipo de reserva financeira. Este é o caso da psicóloga Charliana Marcolino, que só se atentou para a importância da reserva quando se viu desempregada. “Eu nunca tinha parado para pensar na importância de reservar dinheiro para emergências. Hoje, além da reserva para imprevistos, ainda poupo para investir em planos que eu nunca achei que conseguiria realizar”, diz.

E é a própria profissional que faz um alerta importante: “O final do ano tem um agravante na hora de resistir à tentação de gastar dinheiro, porque tem ofertas tentadoras que mexem com o lado emocional”, comenta.

E ela tem razão, já que o comércio costuma aproveitar a liberação do dinheiro extra para promover promoções como a Black Friday, ou o “pague um e leve dois”, isenção de frete, além de parcelamentos e descontos, que costumam desencadear gatilhos inconscientes que fazem as pessoas terem a sensação de que não podem prescindir da compra.

Sendo assim a palavra de ordem é “resistência”. Resista e invista parte do dinheiro. Atualmente já existem plataformas que permitem fazer investimentos de forma segura, prática e rentável. Um bom exemplo é o PoupaBrasil Investimentos, uma fintech de investimentos cujo aplicativo, recém lançado, permite investir usando o celular de maneira prática e segura.

A plataforma especializada e exclusiva em Renda Fixa, oferece três tipos de investimentos: RDB (Recibo de Depósito Bancário) com taxas pós-fixadas e LC (Letra de Câmbio) com taxas pós e prefixadas. As taxas pós-fixadas são atreladas à variação do CDI e nas prefixadas o investidor já sabe com antecedência qual será o valor de resgate no vencimento.

Faça uma simulação: www.poupabrasil.com.br

É preciso começar deste logo a pensar no próximo ano, de modo a criar os meios adequados para alcançar os seus objetivos financeiros. Dar o ponta pé inicial em 2019 sem dívidas e com uma reserva de emergência pode ser o que você precisa para ter início um novo ciclo de prosperidade.