Brasília de Luto: morre o governador Joaquim Roriz

Joaquim Roriz e Weslian
Joaquim Roriz e Weslian Roriz

É com pesar que registro o falecimento do ex-governador de Brasília, Joaquim Roriz, aos 82 anos, ocorrido na manhã de hoje. Segundo os médicos do Hospital Brasília, onde ele estava internado desde o mês de agosto, o falecimento ocorreu às 7h50, por choque séptico decorrente da infecção pulmonar. Nos últimos anos, Roriz lidava com diversas doenças crônicas como diabetes, mal de Alzheimer, demência, hipertensão e insuficiência renal.

Roriz descansa agora depois de lutar bravamente pela vida como lutou pela dignidade do povo do DF. Ele deixa a esposa Weslian e as filhas Jaqueline, Wesliane e Liliane Roriz, e quatro netos. O velório será realizado no Memorial Juscelino Kubitschek, a partir das 12h. O enterro será no Cemitério Campo da Esperança, na Ala dos Pioneiros.

Joaquim Roriz
Joaquim Roriz

O governador Rodrigo Rollemberg lamentou a morte de Roriz e decretou luto oficial por três dias no Distrito Federal. Em nota, Rodrigo Rollemberg afirma que a morte de Roriz “abala a todos brasilienses que o acolheram e que receberam dele em troca muito trabalho e realizações de toda a ordem”. “À Dona Weslian, suas filhas Liliane, Jaqueline e Wesliane, aos netos e aos milhões de brasilienses que sempre tiveram muito apreço e respeito ao ex governador meus pêsames, minhas orações e as de Márcia, para que consigam superar esse momento difícil”, afirmou Rollemberg.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O presidente Michel Temer, pelo Twitter, lamentou a morte de Roriz, um ícone da política brasileira. “Lamento a morte do ex-governador Joaquim Roriz, que dirigiu o governo do Distrito Federal por quatro vezes e que marcou a vida política da Capital com muitas obras e realizações. Meus sentimentos à sua família”.

Joaquim Domingos Roriz governou o DF por 14 anos. Sua carreira política e sua liderança começaram em Luziânia, município goiano, onde nasceu e elegeu-se vereador e deputado estadual por Goiás pelo MDB. Em 1982 foi deputado Federal e em 1986, vice-governador do estado de Goiás. Depois foi prefeito interventor de Goiânia de 1987 a 1988 e no dia 17 de outubro de 1988 se tornou governador biônico do Distrito Federal, indicado pelo presidente José Sarney. Naquela época o DF não tinha o direito de eleger seu governador pelo voto direto. Foi ministro da Agricultura e Reforma Agrária no governo Fernando Collor em 1990.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Roriz se tornou um dos principais líderes políticos do Distrito Federal. Governou Brasília por quatro vezes, de 1988-1990, 1991-1995, 1999-2003 e 2003-2006. A primeira por eleição direta foi em 1991 junto com Márcia Kubitschek, sua vice. Seu último cargo foi como senador eleito em 2006.

Joaquim Roriz
Joaquim Roriz no Senado

Roriz foi o governador que mais marcou a vida de Brasília e dos brasilienses. O que ele realizou ao longo dos quatros mandatos à frente do Governo do Distrito Federal e de toda a sua trajetória política, falam por si só.

Roriz governou para os pobres, proporcionou a casa própria para milhares de pessoas, colocou o Metrô nos trilhos e iniciou o sistema produtor de água Corumbá IV que resolverá o abastecimento de água em Brasília e no Entorno por décadas, dentre tantas realizações.

Brasília perde um grande realizador, ser humano especial e um grande estadista. “Definir prioridades depois de ouvir o povo”, dizia para seus colaboradores. Falar de Roriz é falar da consolidação de Brasília como capital democrática. Ele parte, mas deixa um imenso legado de ações e obras que marcaram a história da capital do país.

Tive a oportunidade de acompanhar sua gestão desde o dia 17 de outubro de 1988, quando Roriz substituiu José Ornelas no Governo de Brasília. Ele tinha muito respeito pela imprensa e recebia a todos. Seu gabinete era a casa do povo. Lembro da sua felicidade quando entregou Samambaia, sua primeira cidade satélite. “No meu governo o povo terá dignidade”, falou. Depois das diversas cidades satélites criadas por ele, entregou os restaurantes comunitários e o NaHora.

Na inauguração da Ponte JK,  mais um cartão postal da cidade, no dia 15 de dezembro de 2002, ele me deu a gravata que estava usando, para dar sorte e ser usada por um de meus três filhos no futuro. A relíquia está perfeita até hoje.

Este slideshow necessita de JavaScript.

No dia 05 de agosto de 2015, quando recebeu o título de Cidadão Honorário de Brasília, no Memorial JK, o espaço ficou pequeno para abrigar tantos fãs do governador Roriz. E hoje o local vai receber seu corpo a partir das 15 horas. Fãs, amigos e políticos lá estarão para reverenciar o maior líder político da capital do país.

Meus sentimentos e solidariedade à dona Weslian, às filhas e aos netos. Que Deus e Nossa Senhora os confortem neste momento de dor.