“A diferença entre ditadura e Democracia está na garantia da ampla defesa e do contraditório”, diz Veloso

O secretário-geral da OAB/DF, Jacques Veloso, presidiu solenidade de entrega de carteira a 75 novos advogados e advogadas do Distrito Federal. Jacques Veloso disse aos novos advogados que a missão da advocacia é ajudar e não litigar, pacificando conflitos com soluções céleres e satisfatórias para todas as partes envolvidas no litígio.
“Tenham sempre o cuidado de acolher com muito carinho, atenção e seriedade as pessoas que procurarem os seus escritórios a partir de hoje”, disse o presidente da solenidade na OAB/DF. Jacques Veloso destacou também a missão dos advogados e advogadas na defesa da democracia, em que a diferença entre uma ditadura e o Estado Democrático de Direito está na garantia da ampla defesa e do contraditório.

O conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcelo Lavocat Galvão, resaltou o papel combativo da Ordem dos Advogados do Brasil como verdadeira defensora do Estado Democrático de Direito independente de eventuais regimes políticos presentes no país. O advogado e professor foi paraninfo da cerimônia de entrega de carteira aos novos advogados .
O paraninfo Marcelo Lavocat, convocou todos os novos advogados e advogadas a essa missão em defesa da democracia e da sociedade brasileira. “Nesse grave instante da história brasileira, advogadas e advogados, visceralmente investidos e comprometidos com o mister de defender as instituições democráticas de nosso país”.

A oradora da cerimônia, Fernanda Gonzaga, ressaltou que todas as pessoas são um pouco advogadas em si, pois na essência advogado é todo aquele que é chamado para ajudar. Nesse sentido, “basta ser um cidadão de bem, com consciência do que é viver em sociedade e ter sempre um olhar de amor perante o próximo e uma mão amiga a ajudar o outro em dificuldade”.

A nova advogada destacou que a profissão da advocacia requer empatia e a habilidade de enxergar o outro como pessoa e não apenas como cliente. “Deveremos ser duros, mas jamais agressivos. O interesse de nossos clientes virá antes dos nossos próprios, e deveremos compreender nosso cliente, ver as coisas do ponto de vista dele, para então, de verdade, podermos representá-lo”, disse Fernanda Gonzaga.
Também estiveram presentes na solenidade o ministro Admar Gonzaga Neto; a presidente da Associação Brasileira de Advogados – ABRA, Meire Mota; a presidente da Comissão de Combate à Violência Familiar, Lúcia Bessa; a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Idosos, Karla de Sousa Araújo; o presidente da Comissão OAB Jovem, Camilo Noleto; o presidente da Comissão de Direito do Consumidor, Fernando Martins; o presidente do Tribunal e Ética e Disciplina, Luiz Gustavo Muglia; o Conselheiro, Silvestre Rodrigues; a Conselheira, Cristiane Damasceno; o ouvidor, Paulo Alexandre; a coordenadora da FAJ, Nubia Bragança; e o Professor da Unieuro, Everton Nobre.