Congresso Nacional celebra os 30 anos da Constituição Cidadã

Homenagem aos 30 Anos da Constituição
Sessão Solene em homenagem aos 30 Anos da Constituição

Os principais representantes dos três Poderes da República — o presidente Michel Temer; o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia, o presidente do Senado Eunício Oliveira e o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli — participaram hoje de sessão solene em Homenagem aos 30 Anos da Constituição Federal.

O presidente eleito Jair Bolsonaro também estava presente assim como a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, o ex-presidente José Sarney e o deputado federal Fábio Ramalho, vice-presidente da Câmara.

Homenagem aos 30 Anos da Constituição
Plenário da Câmara dos Deputados

O presidente do Senado Eunício Oliveira saudou a Constituinte e ressaltou o dever de respeitá-la e cumpri-la sempre. “É na democracia que se escreve o futuro com as próprias mãos”, afirmou Eunício, Ele disse que a Constituição de 1988 marca um avanço institucional do Brasil e marca o “mais longo período democrático da nossa História”. “É preciso respeitá-la e, principalmente, cumpri-la”, declarou.

Homenagem aos 30 Anos da Constituição

O deputado Rodrigo Maia prestou homenagem a Ulysses Guimarães, o então presidente da Constituinte  e falou que a sobrevivência da democracia é condicionada à persistência da Constituição Federal. “Há vitórias que precisam ser lembradas, mas há mais a fazer do que lembrar. Que não nos falte força e sabedoria para cumprir nossos desígnios. O melhor tributo que podemos prestar à população é o trabalho incessante”, afirmou o presidente da Câmara.

O presidente Michel Temer afirmou que a Constituição Federal de 1988 trouxe “inegáveis avanços” à democracia brasileira e destacou que “não há caminho” fora dela. Temer foi um dos deputados que participaram da Constituinte formada para formular a Constituição, em voga até hoje. “Confesso que aqui, se tivesse que ter palavra que fosse norte para a minha fala, essa palavra é recordação”, disse ele. O presidente destacou que a Constituição trouxe “inegáveis avanços” para o país.

Homenagem aos 30 Anos da Constituição

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, reafirmou o papel do Ministério Público de fiscal da lei e guardião da Constituição. “O Ministério Público é o defensor da sociedade, do interesse público, combate o crime e defende direitos fundamentais.” Dodge fez uma firme defesa dos direitos fundamentais previstos na Carta Magna, afirmando que não “não basta reverenciar a Constituição, mas é preciso cumpri-la”.

Homenagem aos 30 Anos da Constituição

O presidente eleito Jair Bolsonaro chegou por volta das 9h50 no Congresso, acompanhado por uma escolta policial. Cumprimentou colegas e funcionários no trajeto até a tribuna do plenário. Bolsonaro prometeu respeitar os demais Poderes da República e a Constituição do Brasil.

Homenagem aos 30 Anos da Constituição
Sessão Solene em homenagem aos 30 Anos da Constituição

“Na topografia, existem três nortes: o geográfico, o verdadeiro e o magnético. Mas na democracia, só um norte: é o da nossa  Constituição”, afirmou Bolsonaro, mostrando uma cópia da Carta Magna. Depois, acrescentou: “Juntos (referindo-se ao Judiciário e ao Congresso), vamos continuar construindo o Brasil que nosso povo merece”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Homenagem aos 30 Anos da Constituição

Gabinete presidência da Câmara dos Deputados
Rodrigo Maia, General Mourão, José Sarney, Michel Temer, Raquel Dodge, Jair Bolsonaro e Eunício Oliveira