Memória olfativa e seus misteriosos poderes

Memória Olfativa

Um cheiro familiar pode nos fazer viajar no tempo e nos levar até a nossa infância. Da mesma forma uma fragrância pode alterar o estado de ânimo das pessoas despertando autoconfiança e motivação. Isso acontece porque o  olfato humano tem capacidade para sentir até dez mil cheiros diferentes. E uma única fragrância pode lembrar sentimentos ou situações.

Memória Olfativa

Um estudo feito pela psicóloga Rachel Herz, da Brown University, nos Estados Unidos, e publicado na revista científica Brain Sciences, concluiu que cheiros e a memória afetiva relacionada a eles, tem o poder de reduzir o estresse e até melhorar a saúde.

Memória Olfativa

A explicação para isso se deve ao fato do olfato estar ligado diretamente à área do cérebro que lida com memórias e emoções, e com o hipocampo, que está envolvido na formação de novas memórias. As mesmas áreas também são ativadas pela música.

Memória Olfativa
Verônica Kato, perfumista da Natura

A perfumista da Natura, Verônica Kato, concorda com o poder da música e do olfato para o bem-estar. “Não é possível ver ou pegar uma música nas mãos, mas é possível senti-la em toda sua magnitude artística. É assim com as fragrâncias”, declara Kato.

Cheiro comida

Como é bom poder sentir o cheiro de uma rosa, o perfume de uma pessoa querida ou o cheiro maravilhoso da comida da mamãe. O cheiro está em tudo: no amor, no apetite, nas melhores lembranças graças as 25 milhões de células olfativas. Todo odor provoca sentimentos. Para grande parte dos animais, o olfato é o mais importante dos sentidos.

Memória musical

Viva a música e os aromas! Ambos são muito bons para amenizar a ansiedade. Além de ouvir música e de usar meu perfume preferido, gosto de estar em lugar calmo para ouvir os sons da natureza com atenção à minha respiração. Isso é muito bom.