“Capitais do Brasil” nas lentes de Bento Viana

O Museu Nacional é palco da exposição fotográfica Capitais do Brasil de Bento Viana e do falecido cineasta sueco Åke Borglund, com curadoria de Berttoni Licarião e André Honor e produção executiva é de Melissa Viana.

A mostra apresenta as três capitais brasileiras: Salvador, Rio de Janeiro e Brasília e faz um resgate histórico e cultural das sedes do poder, com registros visuais, linhas do tempo e textos descritivos.

Dentre as ilustres presenças estavam o embaixador da Suécia Per-Arne Hjelmborn, Mercedes Urquiza, responsável pelas obras de Borglund, da artista Sônia Montagne, fotógrafos, jornalistas, apaixonados pela arquitetura de Brasília e amigos do querido e respeitado fotógrafo Bento Viana.

Além de admirar as fotografias, os visitantes puderam interagir com poemas e projeções graças a criatividade dos curadores Berttoni Licarião e André Honor que fizeram um paralelo entre as cidades e os elementos naturais.

A água foi representada pela primeira capital do Brasil, Salvador. O ar pelo Rio de Janeiro e a terra por Brasília. O fogo faz referência à mudança e renovação, uma alusão à troca das capitais.
A exposição Capitais do Brasil fica em cartaz até 6 de janeiro. Vale a pena conferir para apreciar a categoria de Bento Viana na captação das imagens únicas.
