Mickey Mouse: 90 anos encantando gerações

O personagem da Disney que encanta gerações, Mickey Mouse, comemorou o seu aniversário no domingo, dia 18. Há 90 anos, naquele mesmo dia, no ano de 1928, o jovem Walt Disney criou Mickey Mouse, juntamente com o desenhista Ub Iwerks.
O personagem de desenho animado se tornou o mais icônico da história, encantando crianças e adultos de diferentes gerações pelo seu jeito bondoso e simpático. O segredo do sucesso contínuo de Mickey Mouse talvez venha da sua reinvenção ao longo dos tempos. O personagem passou por diversas roupagens ao longo dos anos, sempre se adaptando ao período e conquistando diferentes perfis.
A trajetória de Mickey é composta por inúmeras curiosidades e acontecimentos marcantes. O ratinho inicialmente chamado de Mortimer, mudou de nome porque a esposa de Walt, Lilian Boudns, não gostou e sugeriu o nome Mickey. Desde então, a história de sucesso do personagem começou a ser traçada. O primeiro desenho criado para o Mickey, ainda em preto e branco, foi intitulado “Plane Crazy”.

O primeiro destaque foi com o curta “Steamboat Willie”, que estreou no Colony Theatre, da cidade de Nova York, em 18 de novembro de 1928. Porém é praticamente outro o Mickey que pinta na tela. O personagem, em preto e branco, não tem a famosa luvinha branca, o nariz é menos arredondado e há até uma pancinha.

“The Karnival Kid” foi o primeiro filme com fala de Mickey. Exibido em 1929 e dublado pelo próprio Walt Disney em seis diferentes idiomas. Já a primeira expressão dita pelo rato famoso foi um simples “Hot Dog”.
O simpático personagem não se chama Mickey Mouse em todos os países nos quais é exibido. Na Itália é conhecido por Topolino, pelos alemães de Micky Maus. Em espanhol, ele é o Raton Mickey, em sueco, Musse Pigg e no mandarim o rato da Disney é chamado de Mi Lao Shu.
Para comemorar tão importante data, foi criado um episódio especial do desenho animado. A Disney Channel publicou um vídeo inédito sobre uma “festa surpresa” planejada pelos amigos de Mickey: a namorada Minnie, Pateta, Pato Donaldo e Margarida.
Outra homenagem para o personagem é a exposição “Mickey: The True Original Exhibition”. Inaugurada neste mês de novembro, em Nova York, a mostra comemora a influência do personagem na cultura pop e na arte.
Os visitantes têm a oportunidade de explorar diversas obras históricas e contemporâneas de artistas de renome como Kenny Scharf, Amanda Ross-Ho e Shinique Smith. A curadoria foi realizada pelo designer Darren Romanelli.

A Havaianas, fã do ratinho, também comemora os 90 anos do famoso personagem, com uma série comemorativa com 10 estampas que mostram a trajetória encantadora de Mickey, de 1928 até os dias atuais. Cada design representa uma década, que soma quase um século de eventos marcantes, onde o personagem navegou em águas distantes, foi aprendiz de um mago, pop star, atleta e até explorador lunar.
As novas sandálias com as estampas comemorativas estarão à venda em lojas Havaianas do mundo todo e pelo e-commerce. Com muita cor e originalidade vão realçar os pés neste verão. Os chinelos que homenageiam Michey Mouse veem em tamanho infantil nos números 23/24 até o 31/32 e adulto do número 33/34 em diante.

Os apaixonados pelo Michey também podem adquirir joias exclusivas que retratam a figura do camundongo. A Swarovski celebra os 90 anos do ratinho com várias criações de cristal, joias e acessórios originais e com o brilho de Mickey.
Para fazer parte da viagem do tempo do personagem da Disney que encanta gerações, a Pandora também imortalizou o Rato Mickey com um novo pingente que pode ser usado em correntes e pulseiras.

A parceria da Life by Vivara com a Disney foi intensificada para imortalizar o famoso personagem. A marca criou uma coleção especial temática que apresenta 13 pingentes esmaltados e duas pulseiras com berloques variados, trazendo de claquetes a bolo de aniversário.
