Distrito Federal fica em terceiro nas Paralimpíadas Escolares 2018 em SP

Paralimpiadas Escolares 2018

Atletas do Distrito Federal conquistaram o terceiro lugar geral na 12ª edição das Paralimpíadas Escolares 2018, realizada de 19 a 24 de novembro, nas dependências do Centro de Treinamento Paralímpico, na capital paulista, pelo segundo ano consecutivo.

Paralimpiadas Escolares 2018

A edição de 2018 teve 989 atletas, de 23 estados e do Distrito Federal, disputando medalhas nas onze modalidades do programa da competição: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

Paralimpíadas Escolares 2018
Atletas do Distrito Federal

O Distrito Federal competiu com 68 atletas de 12 a 18 anos. A delegação brasiliense esteve no pódio em todas as modalidades que disputou. Ganhou 21 medalhas de ouro, 19 de prata e 14 medalhas de bronze.  As 54 medalhas  totalizam 327 pontos. O destaque dos atletas do DF foi com a medalha de ouro no basquete em cadeira de rodas e medalha de prata no futebol de 7.

Paralimpiadas Escolares 2018

Para que os atletas (45 homens e 23 mulheres) pudessem competir com toda a segurança, o DF levou para São Paulo, técnicos, staffs, atletas guias, assistentes, fisioterapeutas e um tapper – pessoa que ajuda a indicar aos nadadores com deficiência visual a proximidade da parede.

Paralimpiadas Escolares 2018
Atletas do DF

O secretário de Educação do DF, Júlio Gregório Filho, celebrou o resultado e parabenizou os atletas, equipe e o chefe da delegação Professor Carlos Ney.“Esse resultado é a consolidação do trabalho desenvolvido pelos nossos centros de iniciação desportiva e a maior prova de que o poder de superação desses meninos é maior do que a limitação. A educação e o esporte caminhando juntos trazem grandes vitórias”.

Paralimpiadas Escolares 2018
Atletas do Distrito Federal

Para o chefe da delegação do Distrito Federal e professor da Secretaria de Educação, Carlos Ney, a prática desportiva proporciona para esses jovens uma abertura de percepção. “Competindo, mas, antes de mais nada, treinando, os nossos estudantes percebem que são capazes de superar limites pessoais, sejam eles físicos ou mentais, e alçar voos mais altos, indo além a cada nova tentativa”, declara o professor.

Paralimpíadas Escolares 2018
Carlos Edvaldo (D), goleiro do time do DF, vice-campeão do futebol de 7 e Sebastião Antônio, primeiro goleiro da Seleção Brasileira de futebol para pessoas com paralisia cerebral

A vencedora da 12ª edição das Paralimpíadas Escolares 2018 foi a equipe de São Paulo, com 1.094 pontos e 153 medalhas, seguida por Santa Catarina com 444 pontos e 94 medalhas. A classificação final da competição é definida por sistema de pontos, que são atribuídos de acordo com o desempenho em cada modalidade.

Paralimpíadas-Escolares 2018

Equipe de São Paulo conquista pela sétima vez o título geral das Paralimpíadas Escolares e chega ao quarto troféu consecutivo.”Esta foi uma edição especial das Paralimpíadas Escolares. Teremos atletas de todas as modalidades de volta ao CT, em janeiro, no Camping Escolar Paralímpico, no que certamente será um momento importante no desenvolvimento deles no esporte adaptado. Gostaria de parabenizar a delegação de São Paulo por mais uma conquista. Coroa o trabalho do Estado, que faz um excelente trabalho não somente no paradesporto mas para todas as pessoas com deficiência”, disse Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico  Brasileiro.

Paralimpiadas Escolares 2018
Paralimpiadas Escolares 2018
Paralimpiadas Escolares 2018
Paralimpiadas Escolares 2018

Paralimpiadas Escolares 2018

A cerimônia de encerramento contou com o show da dupla Pe Lanza e Thominhas, ex-integrantes da banda Restart.

Paralimpiadas Escolares 2018
 Paralimpiadas Escolares 2018 em São P_aulo