Guilda faz sucesso no Brasília Trends com rica produção artesanal

A grife brasiliense Guilda, idealizada por Meire Morais, especializada em criações de seda pura, foi muito aplaudida no “Brasília Trends – Design Fashion Week”, que aconteceu entre os dias  22 e 25, no Millennium Convention Center, no clube Ascade, pela beleza e qualidade da coleção “Balneário 2019:Essência da Figueira”.

Meire Morais levou para a passarela a leveza, organicidade, fluidez, movimento, tradição e contraste, tudo isso costurado por técnicas manuais e fino acabamento. Conhecida por suas criações em seda pura, a Guilda teve como referências para a coleção o provençal, tropical e campesino, em uma ode ao movimento, com nuances estruturais e fluídas extremamente femininas.

Na passarela Meire apresentou o glamour da liberdade de movimento, tons mais suaves e esmaecidos, predominando os tons de rosa, verde, malva e areia. Vestidos longos, max chemises, kaftans, camiseiro, camisas, macacões, calças retas, shorts, tops, blazers. Destaque para a alfaiataria, ora fluida, ora estruturada.  Bolsas de couro e junco complementaram o look.

A empreendedora conta que a inspiração vem do seu íntimo e das referências da sua infância. “As peças da coleção, por assim dizer, são como frutos da centenária figueira que ficava em frente à casa da minha avó e que foi cenário de momentos muito felizes do meu tempo de criança. O contraste da delicadeza dos frutos com a força dos troncos da árvore, o farfalhar das folhas ao sabor dos ventos, o colorido das folhas e frutos, a poesia da cantoria dos pássaros atraídos pelos figos, a alegria do contato com a simples exuberância da natureza…”, revela a estilista brasiliense.

A relação da diretora criativa Meire Morais com o tema precede a temporada e faz parte da sua essência: Meire criou a marca em 2012 e, desde 2017 mantém loja e confecção na 112 Sul. A gente percebe em cada peça o quanto ela é ligada às origens.

Sua família foi o pilar do toque do algodão e dos bordados e costuras feitas a partir dele. Cresceu vendo o pai cultivar algodão, que a avó transformava em fibra e a mãe produzia roupas. A relação da diretora criativa com o design é, porém, anterior à sua formação e faz parte da sua essência: a ação de quem faz acontecer com as mãos e inspira quem usa com teu ser.

Meire é uma empreendedora que acredita no mercado e trabalha para expandir sua marca para, já em 2019, colocar a Guilda em multimarcas Brasil afora. Sua participação no Minas Trend também está confirmada. O projeto para daqui a dois anos é inaugurar uma maison explorando todo um lifestyle ao redor da marca.

Além das peças da nova coleção mostrada no Brasília Trends,  a Guilda da 112 Sul, oferece serviço de criação e confecção sob medida com tecidos nobres, acabamento primoroso em costura francesa, com muito movimento e leveza e forrados com seda pura. Para Meire “a sensualidade está na mulher, não precisando a roupa estar colada ao corpo ou descoberta em grandes decotes ou fendas”.

Brasilia Trends 2018
Meire Morais, diretora criativa da Guilda e Stephanie de Paula, assistente de criação

A empresária da moda, Meire Morais, é diretora da Fibra e vice-presidente do Sindeveste. Parabéns Meire pela rica produção artesanal. É Brasília fazendo escola com a moda cosmopolita e contemporânea.