Famosos comemoram os 100 anos de Mandela com Festival Cidadão Global

A cidade sul-africana de Joanesburgo foi palco do Global Citizen Festival, no dia 02 deste mês. O espetáculo existe desde 2012 com o objetivo de arrecadar fundos para combater a pobreza, a desnutrição infantil e aumentar a igualdade de gênero em todo o mundo até 2030.
Essa foi a primeira edição do Festival do Cidadão Global em solo africano a fim de celebrar o centenário do nascimento de Nelson Mandela, em 1918. O evento em homenagem ao grande líder africano reuniu dentre os renomados Beyoncé, Jay Z, Ed Sheeran, Usher e Pharrell Williams.
Chefes de Estado e autoridades de diversas entidades estiveram no concerto. O presidente do Banco Mundial, Jim Young Kim, por exemplo, se comprometeu a investir um bilhão de dólares em saúde e educação na África ao longo de 2019, segundo o relatório de impacto do Global Citizen.
Beyoncé foi a principal atração do festival e se apresentou ao lado de Ed Sheeran para homenagear Mandela. O dueto cantou Perfect, de Sheeran, e emocionou a plateia.

A cantora Beyoncé e Jay Z apresentaram On The Run II. A artista usou figurinos em homenagem ao continente africano, desenvolvidos pela designer britânica Mary Katrantzou.
Dentre os figurinos, destaque para o conjunto de body, capa e botas, todos bordados em paetês, e na parte superior da mapa consta os 54 Estados da África. Katrantzou revelou à Vogue UK, que o objetivo da roupa era realçar a energia e a graça de Beyoncé no palco, celebrando a diversidade da África ao mesmo tempo.
“Jenke Ahmed queria que o lookfosse sobre a Mãe África e o empoderamento feminino. Primeiro, mapeamos o continente e, depois, criamos um padrão floral, impresso em uma base de lantejoulas e depois bordado à mão com cristais Swarovski.”
O conjunto P&B finalizado com um enorme colar trouxe muitas penas e hieroglifos estampados, assinado por Balmain. Beyonce também usou um look idealizado por Olivier Rousteing em homenagem a cultura egípcia e no encerramento do show uma volumosa capa acetinada, da Ashi Studio. O evento durou cerca de nove horas.
