Parque Ecológico Águas Claras é ampliado

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, entregou para os moradores de Águas Claras, no sábado dia 08, mais 310 mil metros quadrados (m²) de área para o parque ecológico que leva o nome da região administrativa. Para tanto o governo cedeu, por meio de decreto assinado em 30 de junho deste ano, parte do terreno da Residência Oficial de Águas Claras.

O Parque Ecológico Águas Claras foi criado no dia 15 de abril de 2000, pela Lei Complementar nº 287, para proteger o acervo genético da flora e da fauna nativas da região, áreas de nascente e recargas de aquíferos, e proporcionar a realização de atividades voltadas para a educação ambiental, cultural e de lazer, visando o desenvolvimento de pesquisas ecológicas.

A ampliação foi inaugurada com passeio ciclista, plantio simbólico de árvores por estudantes de escolas públicas e particulares e torneio de futebol. O parque que já possuía cerca de 960 mil m² vai beneficiar outras regiões administrativas como Guará, Vicente Pires e Taguatinga.
A área agregada oferecerá uma nova via de acesso para as ruas internas de Águas Claras, que irá desafogar o trânsito na região. O projeto ainda é elaborado e orçado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do DF.
“Esse parque é um dos mais bonitos da cidade. A fauna e a vegetação são muito ricas e devem ser bem cuidadas. E agora, ele ganha essa área que não era utilizada pela residência”, declarou o governador Rollemberg.

O diretor do Instituto Brasília Ambiental, Aldo Fernandes, afirmou que área do parque é a única de Águas Claras que mantém a mata original do Cerrado. O Ibram fez estudos para nortear o planejamento, que aproveita a reserva natural, os bosques com frutíferas e os espaços verdes para áreas de acampamentos e piqueniques.
Também foi reinaugurada a quadra de grama sintética de 620 metros quadrados que estava em reforma pelo Ibram há dois meses, com custo de R$ 124.309 de compensação ambiental. Para marcar a entrega, a 15ª Copa Infantil de Águas Claras teve as partidas realizadas no gramado, do longo do dia.
A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos investiu R$ 245.275,68 para a instalação de 62 postes de aço curvo simples com 7,5 metros de altura e luminárias de LED de 80 watts.

Os frequentadores do parque também receberam uma ciclovia e coopervia de 3.416 metros que se somam às pistas já existentes no parque. Elas foram feitas com rotatórias e faixas de pedestres para evitar conflitos entre aqueles que caminham e os que pedalam. A ciclovia e a coopervia fazem parte das obras diretas da Novacap e do DER-DF.