Descoberto atinge 100% e põe fim a crise hídrica no Distrito Federal

O dia 27 de dezembro é para ser comemorado. Na manhã desta quinta-feira a Barragem do Descoberto atingiu 100% da capacidade: 1.030,02 metros acima do nível do mar. Isto põe fim a crise hídrica no Distrito Federal e tranquiliza a população e o governo de Brasília.

Neste mesmo dia no ano passado, o principal reservatório de Brasília, marcava 28,1%, um dos menores índices já registrados na historia do Distrito Federal. Graças a medidas do governo de Brasília para enfrentar a escassez dos mananciais e investimentos para reforçar o abastecimento de água terminamos o 2018 em situação confortável.

Com 100% da capacidade, a Caesb informa que o reservatório voltará a suprir Candangolândia, Núcleo Bandeirante e partes de Águas Claras e do Park Way. É que em decorrência da crise hídrica, essas regiões administrativas passaram a ser atendidas por meio de transferência do Sistema Torto-Santa Maria para o Descoberto. A vazão era de 230 litros por segundo, mesma proporção a ser incorporada na captação direta do manancial em Brazlândia.

Dois anos e oito meses depois, o Reservatório do Descoberto transbordou novamente. Isso ocorre quando o nível de água armazenada supera a capacidade de reserva do manancial. Mesmo com o extravasamento, não existe abertura de comportas na barragem. A parte que transborda se junta ao fluxo normal do rio Descoberto, que é explorado pela agricultura ao longo do caminho, ou acaba tendo participação na geração de energia quando a correnteza chegar a Corumbá IV.
O período de restrição hídrica chegou ao fim, mas o uso consciente da água deve continuar. Água é vida e é obrigação de todos nós preservá-la.

“A água é um bem tão precioso que se confunde com a própria vida”, diz o governador Rodrigo Rollemberg.