Poluição interna é maior que a externa, alerta Agência de Proteção Ambiental

Poluição em ambientes fechados

O simples ato de respirar leva nove em cada dez pessoas a correr o risco de contrair doenças e ter um derrame, infecções respiratórias ou câncer de pulmão. A poluição do ar causa cerca de 7 milhões de mortes por ano. Se na rua o ar que respiramos não é tão puro quanto deveria, imagine dentro de uma casa ou de um escritório.

Poluição em ambientes fechados

Dores de cabeça e cansaço são alguns sintomas provocados pela má qualidade do ar em ambientes fechados. Os contaminantes microscópicos estão por toda parte, e principalmente dentro de casa. De acordo a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, a poluição interna costuma ser de duas a cinco vezes maior que a externa.

Poluição em ambientes fechados

“O ar interno contém todo o tipo de poluentes que temos do lado de fora, além daqueles adicionados dentro de um imóvel, como os gerados ao se cozinhar e os gases dos produtos de limpeza e materiais de construção”, explica Matthew Johnson, cientista-chefe da Airlabs, uma empresa especializada em filtragem de ar que atua em diversos países.

Poluição em ambientes fechados

Felizmente, há medidas que podemos tomar para melhorar a qualidade do ar dentro de casa.  A dica dos especialistas é: colocar plantas dentro de casa, melhorar a ventilação, eliminar os odores, reduzir umidade, remover os ácaros e fungos e não fumar.

Poluição em ambientes fechados

Todas as plantas ajudam a melhorar a qualidade do ar. Mas algumas são especiais, são as plantas purificadoras de ar porque produzem oxigênio, um poderoso eliminador de poluentes presentes no ar da casa.

Poluição interna

O engenheiro ambiental Bill Wolverton, ex-pesquisador da Nasa e autor do livro “Plants: how they contribute to human health and well-being” (“Plantas, como elas contribuem para a saúde e o bem-estar”), explica que, durante as missões da base espacial Skylab, mais de 100 tipos de substâncias poluidoras foram encontradas dentro das naves espaciais.

“As plantas são poderosos filtros naturais contra a poluição e ajudam a prevenir problemas de saúde como alergias, irritações de pele, dores de cabeça e problemas respiratórios”, asseguram os pesquisadores. Eles identificaram várias plantas de fácil cultivo capazes de neutralizar a poluição interna. Entre as plantas com capacidade de purificar o ar, destacam-se a hera-inglesa, a samambaia, a babosa, o lírio-do-campo, espada de São Jorge, clorofito, Camedórea Bambu, azaleia, gérbera   e a dracena.

Poluição em ambientes fechados

Suresh, do Instituto de Energia e Recursos, na Índia, em entrevista a BBC, também confirma que as plantas representam um solução promissora e econômica para combater a poluição interna. Segundo R. Suresh as plantas ajudam a eliminar as toxinas do ar e alegram os ambientes. Para obter o resultado as plantas precisam estar saudáveis.

Poluição em ambientes fechados

Suresh diz que a falta de ventilação permite que os contaminantes permaneçam no ar. “Abra suas janelas e portas pelo menos duas ou três vezes por dia, a menos que você tenha alergias ou more em locais com temperaturas extremas”, diz ele. Quando cozinhamos ou tomamos banho, é bom ligar um exaustor, se tiver um, para ajudar a remover os contaminantes e reduzir a umidade.

Poluição em ambientes fechados

Os odores também poluem o ar interno. “Toda vez que você usa fragrâncias artificiais, são liberados os compostos orgânicos voláteis, o que também pode ocorrer com tintas sintéticas e tapetes. Os COVs podem ter reações com o ar, formando um coquetel potencialmente perigoso. Por exemplo, os produtos de limpeza não orgânicos podem liberar formaldeído – um composto cancerígeno – quando entram em contato com o ar”, alerta R. Suresh.

A dica é usar produtos de limpeza sem fragrância e evitar aerossóis, incluindo desodorantes, limpadores de carpete e aromatizantes. Na cozinha, R. Suresh recomenda partir limões ao meio e colocar bicarbonato para liberar uma fragrância limpa.

Outro poluidor é o fumo. “Fumar por si só é um risco para a saúde. Em locais fechados, deve ser totalmente evitado. O acúmulo de fumaça pode causar um sério impacto na qualidade do ar interno, especialmente em áreas pouco ventiladas. A exposição ao fumo de maneira passiva pode causar doenças graves. Bebês expostos à fumaça do tabaco em casa têm um risco maior de sofrer síndrome da morte súbita”, alerta o pesquisador.

Poluição em ambientes fechados

As partículas de pólen e os ácaros podem aumentar o risco de doenças, especialmente para quem sofre de asma, rinite ou alergias. O excesso de umidade estimula a formação de mofo no ar, o que pode causar infecções pulmonares em pessoas com sistema imunológico enfraquecido.

Para amenizar o problema os especialistas recomendam:Lavar frequentemente a roupa de cama; Usar desumidificador; Limpar carpete, de preferência com aspiradores de baixa emissão; Secar as roupas perto de uma janela aberta; e Colocar um tapete na porta para evitar que contaminantes entrem para dentro de casa.

Agora que a gente já sabe quem prejudica a qualidade do ar da nossa casa e o poder das plantas purificadoras, é só seguirmos as dicas de Matthew Johnson, cientista-chefe da Airlabs e engenheiro ambiental Bill Wolverton, ex-pesquisador da Nasa.