Copinha 2019 : surpresa e solidariedade
A Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2019, organizada pela Federação Paulista de Futebol, é a maior competição de futebol júnior do Brasil, disputada por clubes juniores de todo o país. Começou no dia 02 e vai até o dia 25 deste mês.
A “Copinha” chega à 50ª edição com a participação de 128 times, divididos em 32 grupos que jogam entre si. Apenas os dois primeiros times de cada grupo avançam para a fase seguinte, com rodadas mata-matas. A competição é disputada em sete fases: primeira, segunda, terceira, quarta, quinta, sexta (semifinal) e sétima (final).
Neste final de semana aconteceu a disputa da 3ª fase da competição com muitas surpresas,superação, emoção e solidariedade. A primeira foi a eliminação do atual campeão da Copinha. O Flamengo deu adeus a competição após perder para o Figueirense pelo placar mínimo. Outra potência que também se despediu foi o Internacional, que foi goleado por 5 a 0 pelo Guarani. Outro time grande que foi eliminado foi a Santos.
O Palmeiras se classificou para as oitavas de final da Copa São Paulo, ao vencer o Galvez-AC, na Arena Capivari, pelo placar de 3 a 0. O que chamou a atenção dos amantes do esporte não foi apenas a vitória do Verdão e sim o exemplo de superação da equipe do Acre.
O Galvez entrou para a história como a primeira equipe do Acre a avançar para a 3° fase da competição. O time acreano se transformou em uma das surpresas da atual edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na primeira fase, o time avançou em segundo lugar do Grupo 13 com os mesmos seis pontos do Palmeiras (duas vitórias e uma derrota). Na segunda fase, eliminou a Desportiva Ferroviária-ES, mas reencontrou o Verdão na sequência e acabou eliminado na partida de ontem.

Além da derrota para o Palmeiras passou a enfrentar um outro problema: dinheiro. O clube havia comprado as passagens antecipadamente, pensando que jogaria apenas a primeira fase da competição. Avançou mais duas fases e, pela primeira vez, colocou um time do Acre entre os 32 melhores.
O Acre é um dos mais pobres e com menos estrutura dentre os 27 estados brasileiros. Chegar ou sair de lá por ônibus ou avião exige uma logística um tanto quanto complicada. Seu representante na Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Galvez, ficou sem dinheiro para voltar para casa. O custo da viagem para 22 pessoas gira em torno de 45 mil reais para todo o elenco mais comissão. Depois do jogo o técnico Oziel Moreira pediu desculpas ao povo do estado por não conseguir avançar mais e pediu ajuda para financiar uma “vaquinha online”.
A diretoria do Verdão se sensibilizou com a história do time acreano e vai bancar os custos da viagem de volta. Para um time com o poder financeiro que o Palmeiras tem, esse valor não vai fazer falta para o clube paulista. Mas vai fazer um bem danado para os jogadores do Acre e para o futebol.
Ontem a Comissão técnica do Palmeiras convidou a comissão do Galvez para jantar. O campeão Brasileiro 2018, doou chuteiras e bolas para os jogadores do Galvez. Nesta segunda-feira levou os integrantes do clube acreano para conhecerem a arena do Verdão em São Paulo, antes da volta para o Acre.

Os artilheiros também tiveram seu destaque neste fim de semana. O atacante do Guarani, Davó, camisa 9 de 19 anos,balançou as redes em quatro oportunidades contra o Internacional e foi o destaque da 2ª fase da Copinha. O nome dele é Matheus Alvarenga, mas passou a ser chamado de menino “da vó” pela presença constante da dona Helena em treinos e jogos. A excelente atuação foi dedicada para a dona Helena. “Vó, te amo, obrigado por tudo, por cuidar de mim. Essa vitória aí é para a senhora”, declarou.
Os atacantes de São Paulo, Gabriel Novaes, e do Vasco, Tiago Reis, deixaram suas marcas três vezes cada um. O mercado da bola está de olho nos artilheiros da Copinha 2019.