Advogado, filho de desaparecido político, vai comandar a OAB Nacional

Felipe Santa Cruz comanda OAB - bernadetealves.com
Clarissa e Claudio Lamachia, Felipe Santa Cruz e Daniela Gusmão

O advogado Felipe Santa Cruz, de 46 anos, Conselheiro federal e ex-presidente da OAB-RJ, onde ficou por dois mandatos seguidos,  irá substituir Cláudio Lamachia e comandará a Ordem dos Advogados do Brasil até 2022. A escolha ocorreu no dia 31 de janeiro e a posse foi ontem na sede do Conselho Federal em Brasília.

Claudio Lamachia, que ficou à frente da OAB de 2016 a 2019, deu posse à nova diretoria em um momento marcado pela emoção. “Eu quero parabenizar Felipe Santa Cruz, este guerreiro que chega ao cargo a par de suas qualidades, de seu talento e de sua trajetória na Ordem. A OAB do Rio de Janeiro, mesmo em meio à crise que aquele valoroso estado atravessa, se sobressai em suas lutas e muito disso se deve a este grande colega”, declarou o ex-presidente Lamachia.

Felipe Santa Cruz comanda OAB - bernadetealves.com
Claudio Lamachia e Felipe Santa Cruz

O advogado Felipe Santa Cruz é o mais jovem a ocupar tão importante cargo. Desde 1981 que o Rio de Janeiro não presidia o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. O último foi o advogado Eduardo Seabra Fagundes, que presidiu a entidade entre os anos de 1979 e 1981. Além dos novos diretores da OAB Nacional também tomaram posse os outros  156 conselheiros federais (titulares e suplentes) que ficarão à frente da entidade no triênio 2019-2022.

Felipe Santa Cruz agradeceu Lamachia, que “conduziu a advocacia de modo amplo, ouvindo e agregando, deixando clara sua característica de liderar pelo exemplo em meio a crises agudas, tendo compromisso com a palavra dada e a retidão como norte”.

Felipe Santa Cruz comanda OAB - bernadetealves.com

O novo presidente também homenageou os conselheiros. “Convido-os a uma aventura: fazer deste Conselho um lugar de respeito, debate de ideias e trabalho. Todo o resto será colocado na conta dos detalhes. Contem comigo, tenho a absoluta convicção de que sou apenas um par que aqui ocupará a função de coordenação”, declarou Felipe Santa Cruz.

O advogado Felipe Santa Cruz quer colocar a OAB Nacional na linha de frente da defesa do direito de minorias e daqueles que “não têm voz”. Em discurso após a confirmação de seu nome, falou que, sob seu comando, a ordem atuará para proteger o direito de defesa e os que estão “frágeis”.

Felipe Santa Cruz comanda OAB - bernadetealves.com

“Que aqueles que acreditam que o processo civilizatório pode ter rupturas que se tranquilizem, porque aqui está o escudo da Constituição”, afirmou o novo presidente Nacional da OAB, em cerimônia na sede do Conselho Federal da OAB em Brasília.

“A OAB promete ser peça chave nesse processo contra a polarização irracional que toma as discussões e debates políticos, não só no Brasil, mas em todo mundo. A Ordem sempre se compromete a defender aqueles que tenham as vozes suprimidas em virtude da intolerância”, afirmou Felipe Santa Cruz.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A chapa “OAB Forte e Unida”, encabeçada por Santa Cruz, elegeu ainda o ex-presidente da OAB/BA, Luiz Viana, para o cargo de vice-presidente da OAB, o ex-diretor-geral da Escola Nacional de Advocacia (ENA), José Alberto Simonetti, para o cargo de secretário-geral, o conselheiro federal pelo Mato Grosso do Sul, Ary Raghiant Neto, para o cargo de secretário-geral adjunto, e o ex-presidente da OAB-PR, José Augusto Araújo de Noronha, como diretor tesoureiro.

Felipe Santa Cruz comanda OAB - bernadetealves.com

Felipe de Santa Cruz Oliveira Scaletsky nasceu no dia 3 de abril de 1972, filho único de Ana Lúcia e de Fernando Santa Cruz, desaparecido político aos 26 anos de idade. Advogado militante desde que se formou pela PUC-Rio, em 1997, é também mestre em Direito e Sociologia pela Universidade Federal Fluminense.

A capacidade de liderança se manifestou ainda na faculdade, quando presidiu o Centro Acadêmico de Direito e do Diretório Central dos Estudantes da PUC-Rio. Já como advogado, destacou-se em grandes causas coletivas na área trabalhista, e deu aulas em cursos universitários de graduação e de pós-graduação.

Felipe Santa Cruz comanda OAB - bernadetealves.com

Foi eleito presidente da OAB/RJ, e em 2013 tornou-se, aos 40 anos, o advogado mais jovem a assumir o comando da Seccional fluminense, sendo posteriormente reeleito para o triênio 2016/2018. Assume agora, aos 46 anos, o mandato de presidente do Conselho Federal da OAB para o triênio 2019/2022, sendo também o mais jovem a ocupar esse cargo.

Felipe diz espelhar-se no estilo conciliador de Ulysses Guimarães que presidiu a Assembleia Nacional Constituinte e era também advogado, especialmente na “capacidade de criar pontes onde há divergências”, diz.

Felipe Santa Cruz comanda OAB - bernadetealves.com

À frente da OAB-Rio, Felipe Santa Cruz iniciou movimento em 2016 para pedir ao Supremo Tribunal Federal a cassação do mandato de deputado federal de Jair Bolsonaro por “apologia à tortura “. Ao votar pelo impeachment de Dilma Rousseff, o então parlamentar fez uma homenagem a Carlos Brilhante Ustra, que comandou o Doi-Codi de São Paulo, centro de tortura durante a ditadura.

Fernando Santa Cruz, pai do agora presidente da OAB, era militante do grupo “Ação Popular”, e foi preso em 1974, com 26 anos, deixando esposa e filho pequeno, e nunca mais foi visto.

Felipe Santa Cruz comanda OAB - bernadetealves.com