China dá inicio as comemorações do Ano do Porco
O ano novo chinês é a festa mais aguardada no país e dura cerca de duas semanas. Há rituais, festas e muita comemoração. Os chineses limpam e arrumam a casa, cortam o cabelo, fecham as contas, presenteiam os deuses que protegem a casa, preparam as roupas, organizam a empresa e o comércio.
O ano chinês de 2019 começará no dia 5 de fevereiro e terminará em 24 de janeiro de 2020. Ele será regido pelo Porco de Terra. Decorações de lanternas com o tema do Porco foram instaladas na Praça do Senado em Macau para receber o Ano Novo Lunar Chinês, que cai no dia 5 de fevereiro deste ano e marca o Ano do Porco no calendário chinês.
O calendário da China é diferente do mundo ocidental. O ano novo chinês leva em consideração as fases da lua e a posição do sol. Por isso que começa na noite da lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo 15º dia grau de Aquário. Em 2019 isso acontece no dia 5 de fevereiro.
As comemorações tiveram inicio ontem e a cor vermelha é a preferida na decoração por simbolizar a transformação e o movimento e a vida. O amarelo, roxo e o dourado também são usados, pois, segundo as tradições, atraem a riqueza e a prosperidade. Por tradição, os chineses escrevem, neste período, os desejos com tinta preta em tiras de papel vermelho e penduram na porta de entrada.
Na China, o ano é relacionado aos 12 animais que, segundo a lenda, teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião e, em agradecimento, foram transformados em signos. Este ano é do porco. Também compõem a lista rato, búfalo, cobra, cavalo, carneiro, macaco, galo, dragão, tigre, touro e cachorro.
O horóscopo chinês é uma ciência milenar usada para fazer previsões. Diferente do horóscopo ocidental, que leva em consideração apenas o estudo dos astros e elementos da natureza, a versão oriental se baseia também na associação das semelhanças entre as características dos seres humanos e de animais para prever o futuro.
Esse período que está por vir será de trabalhar a determinação e a coragem para alcançar os seus objetivos. Enquanto o Porco demonstra inteligência e poder de observação, a Terra é um elemento de intuição e racionalidade. Além disso, o Porco traz o bom humor e o jogo de cintura para lidar com os obstáculos, o que ajuda na hora de completar as tarefas.
Juntos, porco e terra, unem a objetividade e a espiritualidade, uma combinação muito positiva. Por isso, os astrólogos recomendam para ir atrás do que a gente quer com o coração aberto. Segundo os estudiosos da ciência milenar, esse será um bom ano para colocar os planos em prática.
O ano do Porco também trará reflexões sobre tudo o que aconteceu no passado com a intenção de nos fazer evoluir. Será um momento de se desprender do que não está dando certo ou do que não faz bem e olhar para frente, planejando o futuro e pensando em como alcançar os sonhos.
O elemento Terra também contribui para a conservação das coisas, o que está ligado à busca por maior segurança e estabilidade. Esse aspecto influencia em tudo, desde relacionamentos, estudos e até na política.
O Porco também trará boas relações familiares, com muitos encontros e reuniões para rever toda a família. 2019 será mais favorável para as pessoas do signo de Cabra, Coelho, Tigre e Dragão, que vão contar com uma dose extra de sorte para brilhar.
Em geral, o ano do porco será de muito foco, estudo e trabalho para ir atrás do que se quer para o futuro e para acabar com amizades e relacionamentos tóxicos.
O embaixador da China no Brassil, Li Jinzhang, e o adido de imprensa Hu Min, receberam amigos e jornalistas para festejar o ano novo chinês e falar das tradições da ciência milenar usada para fazer previsões. O Ano do Porco promete.