Dia Mundial do Rádio, presta homenagem Boechat, o ícone da comunicação

Dia Mundial do Rádio - bernadetealves.com

O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu que Rádio seja usado para promover o diálogo, a tolerância e a paz. O dirigente lembrou que o rádio alcança mais pessoas no mundo do que qualquer outro meio de comunicação.

Dia Mundial do Rádio - bernadetealves.com

No Brasil, a UNESCO marca a data com uma homenagem a Ricardo Boechat, jornalista que, segundo o organismo internacional, “fez do rádio sua maior vocação”.

Em suas redes sociais, a Representação da UNESCO no Brasil compartilhou uma gravação do brasileiro Ricardo Boechat em que o jornalista explica por que o rádio segue conquistando públicos até hoje.

Ricardo Boechat morre em queda de helicóptero - bernadetealves.com
Ricardo Boechat na BandNews FM

O organismo internacional homenageou o apresentador da Rádio BandNews FM, falecido na segunda-feira num acidente de helicóptero, e descreveu o profissional como “o jornalista que fez do rádio sua maior vocação”.

O secretário-geral da ONU, Guterres, diz que o rádio é uma poderosa ferramenta. Mesmo no mundo digital de hoje, o rádio chega a mais pessoas do que qualquer outra plataforma de mídia”, E acrescentou: “É uma plataforma pessoal e interativa na qual as pessoas podem transmitir os seus pontos de vista, as suas preocupações e as suas queixas. O rádio pode criar uma comunidade”.

Dia Mundial do Rádio - bernadetealves.com

Em 2019, o tema do dia do rádio é “Diálogo, Tolerância e Paz”. Atualmente, a UNESCO estima que mais de 70% da população mundial tenha acesso ao rádio. Esse tipo de alcance global só é equiparado à penetração dos telefones celulares. Em países em desenvolvimento, pelo menos 75% dos domicílios têm um aparelho de rádio.

Dia Mundial do Rádio - bernadetealves.com

O 13 de fevereiro foi proclamado Dia Mundial do Rádio pelos Estados-membro da UNESCO em 2011. No ano seguinte, o dia foi adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas. A data foi escolhida para comemorar o lançamento da Rádio das Nações Unidas em 1946.