Morre Bibi Ferreira, a grande dama da cultura brasileira

Morre Bibi Ferreira - bernadetealves.com
Bibi Ferreira, a diva dos musicais

O Brasil perdeu hoje a grande dama da cultura Bibi Ferreira, aos 96 anos de parada cardíaca em sua casa no Rio de Janeiro. Segundo o empresário da atriz, Nilson Raman, Bibi reclamou de falta de ar e, no momento seguinte, já não respirava. O corpo de Bibi será velado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Bibi Ferreira, nome artístico de Abigail Izquierdo Ferreira, de ascendência portuguesa, espanhola e argentina. Era filha do ator Procópio Ferreira e da bailarina argentina Aída Izquierdo. Bibi foi casada seis vezes e deixou a filha Teresa Cristina.

Morre Bibi Ferreira - bernadetealves.com
Bibi com os pais Aída Izquierdo e Procópio Ferreira

A atriz, compositora, cantora e diretora brasileira teve uma carreira ininterrupta de 77 anos. Sua estreia no teatro ocorreu quando tinha 24 dias de vida, na peça Manhãs de Sol, de autoria de Oduvaldo Vianna, substituindo uma boneca que desaparecera pouco antes do início do espetáculo. Em 1983, com o espetáculo Piaf, a Vida de uma Estrela da Canção, Bibi recebeu os prêmios Mambembe e Molière.

Morre Bibi Ferreira - bernadetealves.com
Bibi Ferreira

Em entrevista para o programa Conversa com Roseann Kennedy, Bibi Ferreira contou como chegar aos 76 anos de carreira. “Eu não canto o que mais gosto. Eu nunca penso com o que eu quero. A plateia é a que gosta, a quer e a que deseja”, revelou. Bibi era admirada por Liza Minnelli, que ficou sua amiga e subiu ao palco de um show seu para homenageá-la.

Em setembro de 2018  a ícone do teatro anunciou sua saída da vida pública em seu perfil nas redes sociais. “Nunca pensei em parar, essa palavra nunca fez parte do meu vocabulário, mas entender a vida é ser inteligente. Fui muito feliz com minha carreira. Me orgulho muito de tudo que fiz. Obrigada a todos que de alguma forma estiveram comigo, a todos que me assistiram, a todos que me acompanharam por anos e anos. Muito obrigada!”, disse a atriz no comunicado nas redes sociais.

Hoje a diva dos musicais brasileiros sai de cena, mas deixa um enorme legado.

Morre Bibi Ferreira - bernadetealves.com

Várias personalidades e amigos lamentaram sua morte e prestaram homenagem pelas redes sociais. O primeiro foi o ator Miguel Falabella. “Foi-se a imensa Bibi Ferreira. Devo a ela meu primeiro encantamento com o palco assistindo sua perfomance em Alô Dolly quando era um menino de oito anos”, escreveu no Instagram. “Obrigado por tudo, mas principalmente obrigado por honrar o palco sempre.”

Morre Bibi Ferreira - bernadetealves.com
Bibi Ferreira em seu apartamento no Rio de Janeiro