Almirante Silva Rodrigues é o novo chefe da Secretaria-Geral da Marinha

A Marinha do Brasil é a maior da América do Sul e da América Latina. Nas Américas, fica atrás apenas da Marinha dos Estados Unidos. Além de defender a pátria brasileira, proporciona segurança na navegação interna e externa. Como o Brasil é um país de extensa área aquática, tendo uma fronteira com mais de 8.500km, é evidente a importância da Marinha para a nossa segurança.
As águas são fundamentais para o desenvolvimento e a sobrevivência dos povos. Graças aos recursos tecnológicos, foi possível descobrir nelas – e também no solo e no subsolo – recursos naturais de importância significativa para a humanidade.
Tudo isso é protegido por valorosos integrantes da Marinha sob o comando e dinamismo do Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Júnior. Oficiais que trabalham com dedicação, empenho e profissionalismo e que dão suporte para o êxito das missões. Dentre eles o Almirante Marcos Silva Rodrigues que assume a Secretaria-Geral da Marinha (SGM) e que em breve recebe a promoção de Almirante de Esquadra.

A SGM foi criada pela Lei n° 1.658/1952 e foi se regulamentando até ter sua organização e atividades estruturadas pelo Regulamento, aprovado pela Portaria n° 3/2005, do Chefe do Estado-Maior da Armada.
A Secretaria-Geral da Marinha tem o propósito de contribuir para o preparo e a aplicação do Poder Naval, no tocante às atividades relacionadas com: Orçamento (Planejamento, Programação, Execução e Avaliação); Economia e Finanças; Logística (Abastecimento); Patrimônio Imobiliário e Histórico-Cultural; Sistemas Digitais Administrativos; Administração Geral; Documentação; Controle Interno; Contabilidade; e Habitação.
À frente da Secretaria-Geral da Marinha, há pouco mais de três anos, o Almirante de Esquadra Liseo Zampronio deixa o posto com o sentimento do dever cumprido e com a certeza de que passa a SGM para excelentes mãos. Em sua despedida, o Almirante Zampronio ressaltou o trabalho prazeroso, o constante aprendizado e a realização profissional.

O Almirante Zampronio agradeceu o apoio dos Comandantes da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira e Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, pelo trabalho e também pelo relacionamento de amizade, franco e parceiro de todos os membros do Almirantado, com quem teve o privilégio de conviver durante sua gestão na SGM.
“Despeço-me da Secretaria-Geral da Marinha, setor que aprendi a admirar ao longo de pouco mais de três anos de constante aprendizado em atividades que permeiam toda a Marinha e são de fundamental importância para a Força. Como Oficial do Corpo da Armada, a SGM trouxe-me um desafio adicional muito instigante e um corpo técnico altamente qualificado. Agradeço o trabalho silencioso, o comprometimento e a dedicação de todos à Marinha”, declarou o Almirante Liseo.
O Almirante lembrou que as dificuldades surgidas foram superadas com mais facilidade porque cada setor da SGM foi conduzido com esmero e lealdade pelos Almirantes subordinados e pela assessoria sempre precisa. Ele também agradeceu todos os Oficiais, Praças e Servidores Civis, em Brasília e no Rio de Janeiro. “Foi uma grande satisfação conviver com profissionais tão capazes e empenhados”.

“A Secretaria-Geral da Marinha está hoje engalanada para receber com muita honra o seu novo chefe. Ao passar o timão ao meu amigo de longa data, Vice-Almirante Marcos Silva Rodrigues, o faço com a satisfação e a certeza de que a SGM estará em excelentes mãos. Suas qualidades pessoais são conhecidas e o levaram à próxima e merecida promoção ao posto de Almirante de Esquadra. Tenho certeza de que os novos desafios que surgirão serão vencidos com maestria”, declarou.
O novo Chefe da SGM, Vice-Almirante Marcos Silva Rodrigues, agradeceu a Deus e ao Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Júnior, pela irrestrita confiança depositada para chefiar tão importante missão. “Esta indicação reverte-se de um maior significado pela admiração pessoal e pela amizade que nutro pelo nosso Comandante, o que aumenta em muito, o meu compromisso de me dedicar de corpo e alma, juntamente com todo o setor, para alcançarmos os melhores resultados para a Marinha, de maneira eficaz, efetiva e eficiente”, declarou.
Agradeceu o Almirante Liseo pela forma profissional, amiga e fidalga com que lhe transmitiu o cargo. “Renovo votos de continuado sucesso na Chefia do Estado-Maior da Armada”. Aos membros do Almirantado, o novo chefe da SGM, agradeceu pela honrosa escolha em fazer parte do Alto Comando da Marinha.
Agradeceu os amigos, antigos chefes e subordinados que fizeram e fazem parte da sua vida pessoal e profissional. “Agradeço pelos ensinamentos, orientações, aconselhamentos e, principalmente, pela consideração e amizade sempre presentes nos nossos relacionamentos”, declarou o Almirante Silva Rodrigues.
Emocionado, Silva Rodrigues agradeceu a família pelo apoio e amor incondicional. Aos pais pelo incentivo, apoio e os ensinamentos à moda antiga. “A minha sábia esposa Elineide, meus filhos, Tenente Benjamin Rodrigues e Dra. Eline Rodrigues, expresso meu eterno amor, algumas vezes imperfeito, reconheço. As minhas conquistas só foram possíveis com o apoio e a ajuda de vocês que me garantiram ao longo da minha vida, um porto seguro e um amor incondicional, independente do estado de mar presente. Amo vocês”.
“Assumo o cargo de Secretário-Geral da Marinha com a plena noção das responsabilidades e das dificuldades a serem transpostas e que teremos, como equipe, nos próximos anos”. O Almirante falou que são os desafios que forjam e movem para frente os homens do mar. “Não temeremos nada, porque acreditamos nos nossos ideais e na nossa intuição”, assegurou Silva Rodrigues.
“Registro o meu compromisso de buscar a excelência nas nossas ações diárias, mantendo o foco no cumprimento de nossa missão de promover e administrar os recursos necessários nas áreas de Finanças, Orçamento, Abastecimento, e Administração, vitais para o desenvolvimento da atividade fim da Marinha, bem como preservar o Patrimônio Imobiliário, Histórico e Cultural”, declarou Marcos Silva Rodrigues.
O novo chefe da SGM disse que estava honrado com o novo cargo e que se sentia tranquilo por poder contar com profissionais competentes, comprometidos e empolgados na só na Secretaria-Geral como na Marinha como um todo, bem como, nos diversos Ministérios e Órgãos da Administração Federal, Estadual e Municipal.
“Um sonho se concretizou. Sinto-me honrado de fazer parte de um grupo tão seleto e pela presença de todos na cerimônia. Viva o Brasil! Viva a Marinha”, declarou o Vice-Almirante Marcos Silva Rodrigues.

Após a cerimônia de Assunção do Cargo de Secretário-Geral da Marinha, no Clube Naval de Brasília, o Almirante Marcos Silva Rodrigues recebeu os cumprimentos de dezenas e dezenas de autoridades de todos os poderes constituídos, ministros de Estado, de ex-ministros da Marinha, ex-comandantes das Forças, membros do Alto Comando do Exército e da Aeronáutica, amigos e familiares, dentre outras importantes autoridades.
Na era do conhecimento e da globalização, o Almirante Marcos Silva Rodrigues assume uma área vital para o desenvolvimento da atividade-fim da Marinha do Brasil. Uma missão fácil para quem não teme desafios e transforma as pedras do caminho para construir a estrada do êxito.


Comprometimento, lealdade e dedicação sempre pautaram a trajetória de Marcos Silva Rodrigues, nos mais de quarenta anos de serviços prestados à Marinha do Brasil desde o dia 13 de dezembro de 1981 quando foi declarado Guarda-Marinha. O carioca de nascimento engrandece o Brasil e contribui com seus conhecimentos para as Forças Armadas como um todo.


O Almirante Marcos Silva Rodrigues em todos os cargos e comissões que assumiu sempre pautou pela ética e respeito no trato com os mais diversos setores afetos à Marinha do Brasil e trilhou o caminho da transparência e da lealdade.
Foi Comandante do Navio-Varredor “Albardão”; Imediato no Submarino “Tamoio” (primeira tripulação); Assessor no Gabinete do Ministro da Marinha; Chefe do Departamento de Obtenção e Foreign Military Sales da Comissão Naval Brasileira em Washington; Comandante do Submarino “Timbira”; Comandante da Base Almirante Castro e Silva; Assessor-Chefe no Gabinete do Comandante da Marinha; e Subchefe de Mobilização no Ministério da Defesa.





Pelo dedicado trabalho e pelas qualidades profissionais e pessoais, Marcos Silva Rodrigues recebeu inúmeras condecorações no Brasil e também a Medalha do Mérito da Armada Argentina.







Parabéns ao Almirante Marcos Silva Rodrigues que é uma autoridade que respeita a separação entre o público e o privado e que coloca os interesses da Nação acima das amizades.


