Menina Sueca de 16 anos é indicada ao Prêmio Nobel da Paz
“Para quê ir à escola estudar sobre o futuro se estão acabando com ele”, indaga Greta Tintin Eleonora Ernman Thunberg, a estudante sueca que está sendo reconhecida pelos seus esforços como ativista em prol do meio-ambiente, atraindo olhos do mundo inteiro na sua luta contra o aquecimento global. Ela foi indicada ao Prêmio por três deputados noruegueses. Se ela ganhar, será a mais jovem vencedora da categoria(Malala Yousef), quando ganhou, tinha 17 anos).
Em agosto de 2018, aos 15 anos, ela passou três semanas consecutivas indo diariamente ao parlamento sueco, onde passava horas sentada para protestar contra o silêncio do governo em torno da crise climática. Ela compartilhou detalhes da sua jornada no Twitter e no Instagram, e a iniciativa viralizou rapidamente. A proposta da jovem está em sintonia com o Acordo de Paris, tratado no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima.
Em setembro do ano passado, Greta prometeu passar todas as sextas-feiras protestando em frente ao parlamento sueco até que eles agissem – e criassem um acordo ambiental que garantisse que o aumento da temperatura estivesse abaixo de 2ºC.

Na sexta-feira, 15 de março, Greta Thunberg liderou uma manifestação batizada de #FridaysForFuture (sextas-feiras para o futuro), em que estudantes do mundo inteiro tomaram as ruas para combater a emissão de gás carbônico. Os atos aconteceram em 1.659 cidades espalhadas por 105 países!
Os vencedores do Prêmio Nobel serão anunciados em outubro de 2019, e a cerimônia de premiação acontece no dia 10 de dezembro em Oslo, na Noruega.