ABRIG e CONSECTI homenageiam Mulheres Expoentes de Brasília

Com o objetivo de homenagear mulheres expoentes e líderes de Brasília na luta pela ética, transparência, cidadania, cultura e tecnologia, a Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (ABRIG) e o Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (CONSECTI) entregaram o Prêmio Mulheres Expoentes, durante solenidade no Cine Brasília.

A Abrig, presidida por Guilherme Cunha Costa, e a Conseti, pelo Secretário de Ciência Tecnologia e Inovação – SCTI do Distrito Federal, Gilvan Máximo, tiveram o apoio indispensável da Secretaria da Mulher e da Secretaria da Cultura para enaltecer o trabalho e o esforço das mulheres por uma sociedade mais justa.

As homenageadas foram escolhidas pela trajetória pessoal e profissional e por transformarem obstáculos em novas oportunidades. O Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal, Gilvan Máximo, parabenizou as homenageadas por suas lutas por justiça e igualdade. “A luta pelo respeito e pela igualdade de oportunidades deve ser de todos que querem um mundo melhor”, disse o secretário Gilvan Máximo.

As mulheres condecoradas receberam uma bomboniere em cristal recheado por flores naturais, para seguirem a caminhada com doçura e florescendo novas iniciativas. O prêmio foi entregue pelo presidente da Abrig, Guilherme Cunha Campos, pelo presidente do CONSECTI e pelo Secretário da SCTI, Gilvan Máximo, e pelo Secretário de Cultura do Distrito Federal, Adão Cândido.
Receberam o prêmio Mulheres Expoentes: Mayara Noronha Rocha, primeira-dama do Distrito Federal, advogada e ativista social; Ivonice Campos Dias, vice-presidente da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais – ABRIG e Líder do Comitê Cultural do Grupo Mulheres do Brasil; Marlova Jovchlovitch Noleto, diretora Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO no Brasil; Fabiana Costa Barreto, procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios; Ludmila Lavocat Galvão Vieira de Carvalho, procuradora-geral do Distrito Federal; Ericka Filippelli, secretária de Estado de Políticas para as Mulheres do Distrito Federal.

A jornalista Paula Santana, cidadã honorária de Brasília, sócia-fundadora e Diretora de Conteúdo do Grupo de Comunicação GPS Lifetime; a joalheira Miranda Castro, empreendedora do ramo de construção civil e garimpo; a diretora-geral do Senado Federal do Brasil Illana Trombka; a senadora Simone Tebet, presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal; a senadora Leila Barros, primeira mulher eleita Senadora pelo Distrito Federal e Medalhista Olímpica pelo Brasil; a Reitora da Universidade de Brasília Márcia Abrahão; a fundadora do Laboratório Sabin e líder do Grupo Mulheres do Brasil Janete Vaz, também receberam a honraria.

Reitora Eda Coutinho, fundadora do Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB; Sandra Soares Costa, co-fundadora do Laboratório Sabin; Kátia Pinheiro, solista e pioneira musicista da Orquestra Sinfônica de Brasília; Tânia Mara Rezende, presidente do Conselho Nacional da Mulher Empresária – CNME; Joana Ribeiro Costa de Faria, coordenadora do Comitê de Ética do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal e Secretária da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Distrito Federal; Kátia Ferreira, fundadora do Instituto Proeza de Educação e Saúde em prol das mulheres vítimas de violência; e Patrícia Ribeiro Rêgo, coordenadora do Conselho da Mulher Empresária do DF/ACDF e analista financeira da CACB, foram também homenageadas como Mulheres Expoentes.
A primeira-dama do Distrito Federal, a advogada Mayara Noronha , falou em nome das homenageadas. “Estou honrada em receber este prêmio e dividi-lo com tantas mulheres admiráveis, que ensinam nossas meninas a construírem um legado de ética, transparência, trabalho e empreendedorismo”.

A Secretaria da Mulher, Ericka Filippelli, disse que é muito gratificante acompanhar a trajetória de sucesso de tantas mulheres que são referência para a sociedade nas mais diversas áreas de atuação. “Este evento é a concretização da frase: a mulher pode estar onde ela quiser e nós, enquanto Secretaria da Mulher, temos muito orgulho em apoiar e participar de uma iniciativa grandiosa como essa”, declarou Ericka Filippelli.

A honraria também foi concedida às autoridades públicas, como a primeira-dama da República Federativa do Brasil, Michelle Bolsonaro; Ministra de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina da Costa Dias; Ministra do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral do Brasil, Rosa Weber; Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, primeira mulher a chefiar a Procuradoria Geral da República (PGR), e Fátima Nancy Andrighi, Ministra do Superior Tribunal de Justiça, ícone da Magistratura, e atualmente a presença feminina mais longeva nos cargos dos Tribunais Superiores.

O prêmio também foi oferecido à nova diretora geral do Instagram no Brasil, Beatriz Bottesarvalho; à Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil, associação integrada por mais de 30 mil mulheres de cargos de chefia do país e presidente do Conselho Grupo Magazine Luiza; e à Claudia Taya, Secretária de Transparência e Prevenção da Corrupção da Controladoria-Geral da União.

Parabéns ao gestor Guilherme Cunha Costa e ao Secretário Gilvan Máximo pela iniciativa. Mulheres Expoentes é uma justa homenagem àquelas que, com qualidade e respeitabilidade, trabalham na construção de novos parâmetros no diálogo entre o público e o privado e por uma sociedade mais humana.



As mulheres homenageadas são eficientes, éticas e criativas e lutam pela igualdade de oportunidades. Pessoas que seguem desbravando e conquistando posições de destaque no mercado de trabalho e nas mais diversas profissões. São excepcionais desbravadoras do futuro.