Detran-DF comemora 22 anos de respeito à Faixa de Pedestre
A iniciativa de 1997 para criar um espaço de proteção a quem anda a pé, transformou Brasília em referência nacional no respeito ao pedestre. A cidade se consolidou como a capital da travessia segura para a alegria do então diretor do Detran Luis Miura.
Um dos principais fatores do sucesso da iniciativa foi o apoio da imprensa. Naquela época os veículos de comunicação trabalharam institucionalmente em conjunto com o Detran do Distrito Federal, mostrando a importância da mudança de comportamento para a vida. O resultado foi a redução significativa de acidentes, mortes e feridos graves no trânsito.
Apesar dos bons resultados o Detran-DF continua com campanhas de conscientização de motoristas e também dos pedestres. Promove neste 1º de Abril ações educativas no Plano Piloto e a partir de amanhã em outras regiões administrativas.
O Diretor-Geral do Detran, Fabrício Moura, diz que a cidade tem 5 mil faixas de pedestres não semaforizadas e que a ideia é ter mais. Mostrar a mão com o braço estendido antes de cruzar a faixa é iniciativa dos brasilienses. Não está no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) nem é lei. Pedir “passagem para a vida” resulta em menos mortes no trânsito.
Em 2019, a campanha da Semana Nacional do Trânsito tem como tema “No trânsito, o sentido é a vida”, com foco em pedestres, ciclistas e motociclistas. A intenção é incentivar todos os condutores a respeitarem o pedestre e do mesmo modo, fazer com que todos os pedestres procurem sempre a faixa antes de atravessar uma via.
As ações começam em maio deste ano e permanecem até abril de 2020. Durante este período haverá atividades destinadas à conscientização dos motoristas para promover o respeito a pessoas mais vulneráveis no trânsito.
A primeira campanha educativa ocorre de maio a agosto e tem foco nos pedestres. Entre as iniciativas a serem desenvolvidas, estão atuações de valorização das faixas de pedestres e do sinal de vida na travessia.
Respeito à faixa de pedestres é respeito à vida. Vamos todos dizer SIM à VIDA. Vamos parar para o pedestre. É gentil é legal. Paz no Trânsito é o que todos nós queremos.