Embaixada da Itália promove Vini d’Itália com rótulos especiais

Para os amantes da boa mesa, não há refeição completa sem uma taça de vinho. A bebida além de gostosa faz bem para a saúde de acordo com inúmeros estudos. Os resultados das pesquisas mais recentes são impressionantes e sugerem que o vinho pode promover uma vida útil mais longa, proteger contra certos tipos de câncer, melhorar a saúde mental e ainda fornecer benefícios para o coração.
De acordo com pesquisa feita pela Cornell University, arqueólogos datam o cultivo de uva e a produção de vinho para algum momento entre 6.000 e 4.000 AC, quando apenas aristocratas e membros do clero e da realeza podiam aproveitar da bebida.
No livro The Oxford Companion to Wine, Jancis Robertson escreveu que papiros egípcios de 2200 AC são os documentos mais antigos que mencionam o vinho como um medicamento feito pelo homem. Hipócrates, considerado como o “pai da medicina ocidental”, promovia o vinho como parte de uma dieta saudável.

Por todos estes benefícios a bebida se popularizou, continuou sendo amplamente explorada cientificamente e ganhou o mundo gerando empregos e fortalecendo a economia. E claro, sendo o cartão de visitas de muitos eventos como o idealizado pela Embaixada da Itália no Brasil.

O embaixador Antonio Bernardini criou em 2018 o Vini d’Itália, um Salão de Vinhos Italianos para mostrar os diversos estilos da bebida produzida no país europeu visando à promoção e ampliação do consumo de vinhos e espumantes italianos no mercado brasileiro.

Foi um sucesso a segunda edição do Salão de Vinhos Italianos em Brasília neste mês de abril. O Vini d’Italia foi mais que uma degustação de vinhos. Serviu para fortalecer as relações comerciais entre Brasil e Itália e aumentar a venda dos rótulos italianos no território brasileiro.

O embaixador Antonio Bernardini está em Brasília há 3 anos e sua embaixada está sempre de portas abertas para os brasilienses. Ele a a embaixatriz Ornella Clara Pia Frisario são gentis, solidários e perfeitos anfitriões. O embaixador Bernardini comemorou o sucesso de mais um Salão de Vinhos Italianos e disse que está pensando na possibilidade de abrir para o público no ano que vem.

“Inovamos na edição atual com uma master class para os profissionais. Esperamos que quem trabalham com vinhos em restaurantes de Brasília tenham apreciado essa variedade de vinhos. E nosso próximo esforço na cidade será sobre a gastronomia. Vinho de qualidade precisa de gastronomia de qualidade”, adiantou o embaixador Bernardini sobre seu próximo projeto.


Os autoridades, donos de restaurantes de Brasília e convidados tiveram a oportunidade de conhecer as características de cada marca e de degustar na taça as particularidades dos produtos de 16 importadoras. Uma variedades de vinhos com cerca de 110 rótulos das principais regiões italianas, distribuídos pelos salões da Embaixada.

Os rótulos oferecidos foram de grande qualidade. Entre eles, os vinhos: Brunello, Rosso di Montalcino, Chianti Clássico Riserva, Amarosso e Primitivo di Mandúria, entre outras deliciosas bebidas italianas.

A curadora do Salão de Vinhos Italianos, Sueli Maestri, disse que o evento foi maravilhoso. Os importadores e a embaixada da Itália ficaram muito satisfeitos com o resultado”.



O Salão Vini d’Italia , na Embaixada da Itália em Brasília, foi uma harmonização de conhecimentos e troca de experiências que fortalece a cadeia produtiva do vinho e as boas relações.



