BPTur garante mais segurança para turistas e servidores dos CATs

Brasília é um dos principais centos turísticos do país. Quem visita a capital tem que se sentir seguro para conhecer toda a beleza arquitetônica do local que é Patrimônio Cultural da Humanidade e Cidade Criativa do Design, títulos concedidos pela Unesco. Ciente da inegável vocação turística, o Governo do Distrito Federal reativou os Centros de Atendimento ao Turista e a segurança.

Os três Centros de Atendimento ao Turista – CAT, localizados nos setores hoteleiros Norte e Sul e na Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes, reaberto pelo governador Ibaneis Rocha, no dia do Aniversário de Brasília, foram incluídas nas rondas diárias feitas pelas viaturas do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).
Os importantes espaços foram reabertos e revitalizados graças a parceria entre a Secretaria de Turismo (Setur-DF) e o BRB. O horário de funcionamento dos CATs é das 9h às 18h, durante todos os dias da semana.
A secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, diz que o BPTur tem sido um grande parceiro. “Brasília tem um grupo de policiais altamente capacitados para atender aos nossos turistas e para garantir que nenhum problema ocorra. Um dos principais pontos levados em consideração quando um turista escolhe um destino é a segurança que a cidade oferece. Essa parceria entre Secretaria de Turismo e o Batalhão de Policiamento Turístico é essencial para impulsionarmos o turismo na nossa capital”, diz Vanessa Mendonça.

O comandante do BPTur, major André Caldas, diz que é muito importante garantir a segurança não só para os turistas como para os servidores que prestam atendimento nos Centros de Atendimento. “Nosso batalhão é composto por policiais militares bilíngues especializados em atendimento ao turista. Os agentes não só cuidam da segurança como, também, auxiliam no atendimento desse público”, declara o comandante do BPTur.

O trabalho do Batalhão de Policiamento Turístico vai além dos CATs e do quiosque no Aeroporto Juscelino Kubitschek. O policiamento conta com quatro viaturas que atuam nos principais pontos turísticos da capital, sendo que duas fazem rondas diárias nos monumentos e espaços turísticos. As outras viaturas ficam fixas, uma na Catedral de Brasília e outra no aeroporto.
O batalhão também possui embarcações que patrulham toda a extensão do Lago Paranoá. O trabalho das equipes de salvamento da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros envolve rondas para a fiscalização, orientação e conscientização da população e treinamento constante das equipes. A prevenção é a melhor maneira de evitar problemas.