Ministério da Saúde alerta sobre consumo excessivo de sal

Combate a hipertensão - Bernadete Alves

No Dia Nacional de Combate à Hipertensão um alerta: a pressão alta afeta um em cada quatro brasileiros adultos. O Ministério da Saúde alerta que o consumo excessivo de sódio, principal componente do sal, aumenta o risco de hipertensão e doenças do coração.

De acordo com o Ministério da Saúde, no ano de 2017 foram oitenta e quatro mortes por hora, 829 por dia e mais de 302 mil em todo o ano. Esses são os números das doenças cardiovasculares como infarto e acidente vascular cerebral no Brasil e que têm como principal fator de risco a hipertensão arterial.

Dois terços do consumo de sal pela população brasileira vêm do sal adicionado direto no prato. Os números mostram que o brasileiro consome mais que o dobro – quase 12 gramas (g) – da quantidade recomendada pela Organização Mundial de Saúde.

Combate a hipertensão - Bernadete Alves

Segundo a OMS, 51% das mortes por AVC e 45% das mortes por problemas cardíacos no mundo estão relacionadas à hipertensão. A doença  é mais comum em adultos e idosos, mas também pode se manifestar em crianças e adolescentes: a estimativa é que a pressão alta afete cerca de 17% das crianças e adolescentes no Brasil.

A hipertensão acomete cerca de 25% dos adultos no Brasil e tem relação próxima com os problemas cardiovasculares. Além disso, não possui sintomas e, na maioria das vezes, também não há cura.  Estresse, obesidade, remédios anti-inflamatórios e má alimentação com ingestão excessiva de sal são potenciais causadores de pressão alta.

Para o combate à hipertensão, o Ministério da Saúde recomenda a adoção de um estilo de vida saudável desde a infância até a terceira idade e a realização dos exames de saúde rotineiros pelo menos uma vez no ano. A prática de exercícios físicos é outro hábito recomendado pela pasta.

O melhor remédio para a hipertensão é a informação. Cardiologistas afirmam que o excesso de sal na alimentação pode causar danos à saúde. A Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde confirmam.

Combate a Hipertensão - Bernadete Alves

A alimentação é parte importante no tratamento da hipertensão arterial e alguns cuidados devem ser seguidos diariamente, como evitar alimentos fritos e industrializados, como embutidos e salgadinhos de festa, dando preferência para alimentação saudável.

Segundo nutricionistas os alimentos que controlam a pressão alta são: Azeite de oliva; Água de coco; Cereais integrais; Frutas frescas; Iogurtes light; Legumes crus e cozidos; Queijos sem sal; Carnes como patinho, coxão mole, coxão duro, lagarto, alcatra, maminha, frango, peru e chester sem pele e Suco de beterraba.

Combate a hipertensão - Bernadete Alves

Além da alimentação saudável, quem sofre com pressão alta deve ainda aumentar o consumo de água, bebendo entre 2 litros a 2,5 litros por dia e fazer exercício físico regular, como caminhada ou corrida, pelo menos 3 vezes por semana.