“Miragens” de Paulino Aversa em cartaz no Espaço Cult da PaulOOctávio

O brasiliense Paulino Aversa criou com múltiplas cores e tonalidades obras em homenagem aos 59 anos de Brasília, sua cidade inspiradora. O design e cenógrafo se supera a cada obra apresentada.

A exposição Miragens é composta de sete extraordinárias obras que trazem os traços do fenomenal Oscar Niemeyer. A mostra está aberta ao público no Espaço Cult da PaulOOctávio, na entrequadra 208/209 Norte, até o dia 27 de maio.
O artista, filho de engenheiro que trabalhou com o arquiteto Niemeyer, tem obras em acervos e coleções particulares no Brasil, Colômbia, Estados Unidos, Inglaterra e França.
A técnica pastel seco, usada por Aversa, é uma espécie de giz que permite criar variações de cores. Ele também mescla desenho com pintura. Paulino também trabalha com o MDF, material que lhe permite fazer diferentes recortes e combinações. O resultado tridimensional é fantástico.
O artista plástico fala da alegria de homenagear sua terra natal com os traços de seu inspirador Oscar Niemeyer. “Trabalho com várias criações que Niemeyer trouxe para Brasília. Coloco a maioria nos quadros. Até então, tinha pintado paisagens e lugares, mas nunca havia misturado como fiz agora”, explica Paulino Aversa.

O artista plástico é muito querido e respeitado em Brasília por suas ações junto à comunidade. Aversa integrou o grupo de intervenção urbana Raul de Athayde e coordenou projetos de inserção social na Fundação Educacional do DF. Suas obras inspiram peças publicitárias e espetáculos teatrais.

O empresário Paulo Octávio criou o Espaço Cult, na Central de Vendas na Asa Norte, para promover exposições de arte, lançamentos de livros e atividades culturais e artísticas. O espaço é um ponto de encontro de ideias e de pioneiros que amam a cidade.
Por lá já passaram os artistas plásticos: a princesa Lelli de Orleans e Bragança, Tarciso Viriato, Betty Bettiol, M.Cavalcanti e escritores como os ministros Ronaldo Costa Couto e Carlos Fernando Mathias de Souza e o advogado Pedro Gordilho. E agora o renomado brasiliense Paulino Aversa. Vale a pena conferir!
