Japão dá início à era Reiwa com Imperador Naruhito
Akihito, o 125º Imperador do Japão, abdicou o Trono de Crisântemo, aos 85 anos em favor do filho Naruhito. A monarquia japonesa tem 2 mil anos e o país tem a primeira abdicação em vida em 200 anos de história.

O Japão dá início à era Reiwa, que significa ‘bela harmonia’, com seu novo imperador Naruhito de 59 anos. A assunção ao trono ocorreu em 1º de Maio durante cerimônia reservada no Palácio Imperial, em Tóquio. Naruhito prometeu agir de acordo com a Constituição e respeitar e honrar o reinado de seu pai.
Naruhito é o 126º Imperador do Japão e herdou os tesouros imperiais do Japão e os selos imperiais que simbolizam o poder do imperador. Diante de 266 representantes políticos e institucionais e membros da família imperial declarou: “Quando penso na grande responsabilidade que assumi, me enche um sentimento de solenidade”, disse o novo imperador.
“Ao aceder ao trono, juro que terei em profunda consideração o curso seguido por Sua Majestade o imperador emérito Akihito”, disse Naruhito ao lado da nova imperadora Massako.

O Imperador disse que seu pai mostrou uma profunda compaixão pelo povo através de seu próprio comportamento. “Akihito desempenhou cada uma de suas funções com honestidade por mais de 30 anos, rezando pela paz no mundo e pela felicidade das pessoas, compartilhando sempre as alegrias e tristezas das pessoas”,afirmou Naruhito sobre seu pai.

O Imperador Naruhito concluiu seu discurso expressando seus desejos “pela felicidade do povo e continuidade no desenvolvimento da nação, bem como a paz no mundo”.