Itamaraty celebra Dia do Diplomata com Formatura e Premiações
O Ministério das Relações Exteriores foi palco das comemorações do Dia do Diplomata e da formatura de Diplomatas do Instituto Rio Branco, no dia 03. O evento relembra o nascimento do Barão do Rio Branco, patrono da diplomacia brasileira.
A turma 2017-2019 do IRBr é composta de 30 diplomatas, aos quais se somam 7 outros diplomatas de Argentina, Cazaquistão, Guiné Bissau, Japão, Moçambique e Timor Leste.
A patrona escolhida pela turma é Aracy de Carvalho Guimarães Rosa, conhecida como o “Anjo de Hamburgo”, por ter salvado a vida de dezenas de judeus, aprovando seus pedidos de visto ao Brasil, durante a 2ª Guerra Mundial. Por seu gesto de humanidade, Aracy foi reconhecida como “Justa entre as Nações”, título conferido pelo Museu do Holocausto, em Jerusalém, aos não judeus que arriscaram a vida na segunda guerra. Seu nome figura ao lado de Oskar Schindler e do embaixador do Brasil em Paris no período de 1922 a 1943, Luiz Martins de Souza Dantas.

A paraninfa da turma é a embaixadora Eugênia Barthelmess, atual diretora do Departamento de América do Sul do Itamaraty. Em seus 30 anos de serviço ao Brasil, Eugênia serviu na missão do Brasil junto à Organização dos Estados Americanos em Washington, na embaixada em Quito e na missão do Brasil junto à União Europeia em Bruxelas.
O presidente Jair Bolsonaro disse aos novos diplomatas para se espelharem em Aracy Guimarães. “Sigam o exemplo da patrona de vocês, Aracy Guimarães, que foi além de dever burocrático e assumiu seu dever moral, salvando centenas de judeus da morte do Holocausto, movida por seus valores profundos e não por regras abstratas. Mostrou que aqueles que fazem a política externa precisam olhar o ser humano em sua realidade concreta”, disse o presidente da República.
Bolsonaro orientou os novos profissionais “que trabalhem por um Brasil aberto aos grandes fluxos econômicos, conectados aos centros tecnológicos, e na defesa da democracia”. E acrescentou: “Estudem as correntes de comércio e como aumentá-las, mas estudem também as correntes de pensamento. O mundo é um grande fluxo de bens e mercadorias, mas também é cada vez mais um grande fluxo de ideias, e são as ideias que determinarão as estruturas do poder político e econômico no futuro”, declarou o presidente Jair Bolsonaro.
O embaixador Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores, disse que a política externa brasileira ajudou “de maneira decisiva a criar uma marcha irreversível rumo à democracia na Venezuela e na região”.
O chanceler Ernesto Araújo lembrou que o Brasil participa do esforço diplomático do Grupo de Lima, que volta a se reunir hoje, na capital peruana, para discutir os desdobramentos da crise política venezuelana. “O mundo todo tem hoje os olhos postos na Venezuela, porque ali se dá um combate entre a democracia e a opressão, entre a verdade e o cinismo”, afirmou o ministro.
O presidente Jair Bolsonaro entregou o Prêmio Lafayette de Carvalho e Silva, medalha de prata, aos primeiros colocados do Concurso de Admissão à Carreira Diplomática.

O diplomata é um servidor público que trabalha para promover os interesses brasileiros e estimular as relações entre o Brasil e outros países. Trata-se de um profissional de carreira lotado no Ministério das Relações Exteriores (MRE), também conhecido como Itamaraty.

Eles exercem um papel muito importante porque as mudanças nas relações internacionais estão ocorrendo de maneira acelerada e intensa e a cooperação entre os países do século XXI, demanda esforço e atenção contínuos.
É uma carreira que exige dedicação total de quem trabalha nela. Esse profissional tem como função informar, negociar e acompanhar discussões internacionais, gerenciando as relações exteriores do governo brasileiro.

O Brasil, por sua história e tradições diplomáticas, tem autoridade para reivindicar papel ativo na construção de um mundo mais próspero, estável e justo. Em nome da sociedade brasileira e na defesa dos interesses nacionais, o Itamaraty tem importante contribuição a dar ao ordenamento futuro das relações internacionais.