Itamaraty entrega Ordem de Rio Branco para personalidades da República

Ordem de Mérito Rio Branco - Bernadete Alves
Solenidade de entrega da medalha da Ordem de Rio Branco, no Palácio Itamaraty

O Ministério das Relações Exteriores foi palco da cerimônia de entrega da Ordem de Rio Branco na sexta-feira. A condecoração foi concedida a mais de 200 pessoas pelo presidente Jair  Bolsonaro. Como o presidente da República possui o título de Grão-Mestre da Ordem de Rio Branco, ele tem o direito a prestar a homenagem.

Ordem de Mérito Rio Branco - Bernadete Alves
O presidente Jair Bolsonaro, com o governador Ibaneis Rocha, durante solenidade de entrega da medalha da Ordem de Rio Branco, no Palácio Itamaraty.

Ao todo, 35 pessoas foram agraciadas por Bolsonaro com o mais alto nível da Ordem, o Grau de Grã-Cruz, conforme publicado em edição extra do Diário Oficial da União na terça-feira (30). Entre eles, 12 tem o status de ministro. Outros nomes que receberam o mesmo grau foram o vice-presidente, Hamilton Mourão, o governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha, o presidente do Senado Davi Alcolumbre e Roberto de Oliveira Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil.

Ordem de Mérito Rio Branco - Bernadete Alves
O presidente Jair Bolsonaro e o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, General Augusto Heleno

Dentre os ministros: Sérgio Moro, ministro da Justiça, Paulo Guedes, ministro da Economia,Tarcísio Gomes de Freitas,ministro da Infraestrutura, Tereza Cristina, ministra da Agricultura, Abraham Weintraub, ministro da Educação,Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde,Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente,Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo,Gustavo Canuto, ministro do Desenvolvimento Regional,Damares Alves, ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos e  André Luiz Mendonça, ministro da Advocacia-Geral da União.

A Ordem de Rio Branco  foi instituída pelo Decreto nº 51.697, de 5 de fevereiro de 1963, com o objetivo de, ao distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas, estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Ordem de Rio Branco, assim intitulada em homenagem ao Patrono da diplomacia brasileira – o Barão do Rio Branco -, consta de 5 graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro, além de uma Medalha anexa à Ordem.

Ordem de Mérito Rio Branco - Bernadete Alves
O presidente Jair Bolsonaro, ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro e o presidente do Senado Davi Alcolumbre no Palácio Itamaraty.

A insígnia da Ordem é uma cruz de quatro braços e oito pontas esmaltadas de branco, tendo no centro a esfera armilar, em prata dourada, inscrita, num círculo de esmalte azul, a legenda “Ubique Patriae Memor”, do mesmo metal. No reverso dourado, as datas 1845-1912.” (Art. 2º do Regulamento)

Ordem de Mérito Rio Branco - Bernadete Alves
O presidente Jair Bolsonaro e o embaixador de Israel, Yossi Shelley, durante solenidade de entrega da medalha da Ordem de Rio Branco, no Palácio Itamaraty.

A expressão em latim “Ubique Patriae Memor” foi extraída do ex-libris do Barão do Rio Branco e se traduz como “Em qualquer lugar, terei sempre a Pátria em minha lembrança”. Os anos que aparecem no reverso da insígnia são os de nascimento e morte do Barão.