LUTO pela educação: manifestações tomam conta do país
Protestos e paralisações contra cortes na educação ocorrem em todos os estados e no Distrito Federal. De acordo com levantamento realizado pelo G1, ao menos 222 cidades do Brasil tiveram manifestações, nesta quarta-feira (15), contra o bloqueio de recursos para a educação anunciado pelo Ministério da Educação (MEC).
Os protestos ocorrem no mesmo dia em que o Ministro da Educação, Abraham Weintraub, comparece ao plenário da Câmara dos Deputados, após convocação aprovada com 307 votos a favor, para dar explicações aos deputados sobre o bloqueio de verbas na educação.
O MEC bloqueou 24,84% dos gastos não obrigatórios dos orçamentos das instituições federais. Essas despesas incluem contas de água, luz, compra de material básico, pesquisas e pagamentos de terceirizados (segurança e limpeza, por exemplo). O bloqueio afeta parte essencial para a manutenção das atividades de ensino e compromete a continuidade das instituições já no segundo semestre deste ano.
A situação é bastante grave e exige a atenção do governo. Vamos seguir a acompanhar os desdobramentos da matéria, em luta – e não luto – pela educação.