Chico Buarque ganha o Prêmio Camões de Literatura 

Chico Buarque ganha Prêmio Camões de Literatura 2019 - Bernadete Alves
Cantor e compositor Chico Buarque

O cantor, compositor e escritor brasileiro, Chico Buarque, foi o vencedor de um dos prêmios mais importantes da literatura de língua portuguesa, o Prêmio Camões, dado pelos governos de Portugal e do Brasil. Chico é o 13º vencedor do Brasil no prêmio. O mais recente tinha sido Raduan Nassar, autor de “Lavoura arcaica” e de “Um copo de cólera”, reconhecido em 2013.

O júri responsável pela escolha, formado por representantes do Brasil, de Portugal e de países africanos de língua oficial portuguesa, anunciou o ganhador após reunião de quase duas horas. Com a concessão deste prêmio, o cantor Chico Buarque passa a fazer parte de um seleto grupo de grandes nomes como Jorge Amado (1994) e os portugueses José Saramago (1995) e António Lobo Antunes (2007), entre outros.

Chico Buarque ganha Prêmio Camões de Literatura 2019 - Bernadete Alves

O anúncio foi feito nesta terça-feira (21) na sede da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, pela presidente da instituição, Helena Severa. A 31ª edição do prêmio, organizado pelos governos de Portugal e do Brasil, dá ao vencedor 100 mil euros.

O Prêmio Camões de Literatura foi instituído em 1988 e tem o objetivo de reconhecer um autor de língua portuguesa que tenha “contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural” do idioma através de seu conjunto da obra.

Chico Buarque ganha o Prêmio Camões 2019 - Bernadete Alves
Cantor Chico Buarque

Chico Buarque é um dos maiores nomes da MPB e reconhecido, também, como dramaturgo e como escritor. Chico já ganhou  os prêmios Jabuti de melhor livro do ano por “Leite Derramado” (2010) e por “Budapeste”(2006),  também foi ganhador como melhor romance com “Estorvo”em 1992.