Fibra apresenta Agenda Legislativa 2019 para gestores públicos e parlamentares

Fibra lança Agenda Legislativa 2019 -Jamal Bittar - Bernadete Alves
Jamal Bittar, presidente da Fibra, durante lançamento do Agenda Legislativa 2019

O presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal, Jamal Jorge Bittar, recebeu convidados na manhã desta quinta-feira, 30 de maio, na sede da entidade, no SIA, para apresentar a Agenda Legislativa da Indústria do Distrito Federal 2019, para parlamentares e gestores públicos.

A Agenda foi construída com a participação dos diversos segmentos industriais. A 17ª edição é composta por 31 proposições, organizadas em cinco temas: assuntos econômicos, política tributária e fiscal, administração pública, política urbana e meio ambiente e assuntos de relações do trabalho. Em cada uma, há uma breve explicação e a justificativa sobre o posicionamento do setor: convergente, divergente ou convergente com ressalvas.

O presidente da Fibra, Jamal Bittar, falou que todo ano é um desafio elaborar o documento. “É uma pauta construída pela base da indústria, pelos sindicatos e técnicos, que, de forma objetiva, traz o pensamento do setor produtivo. É um documento que reflete as demandas diretas da sociedade produtiva do DF aos Poderes Legislativo e Executivo”.

Jamal aproveitou a presença de parlamentares e de autoridades do Executivo local, para falar da importância das entidades do Sistema S: o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). “O combate que alguns setores vêm fazendo ao Sistema S nos assusta. Ele prejuízo. Só aqueles que querem construir a oportunidade de negócio querem combatê-lo. Peço aos senhores que estejam atentos e que nos atendam. Peço que tomem conhecimento e que tomem posicionamento”.

Fibra lança Agenda Legislativa 2019 -Ibaneis Rocha - Jamal Bittar - Rafael Prudente - Bernadete Alves
Governador Ibaneis Rocha, presidente da Fibra Jamal Bittar e o deputado Rafael Prudente, presidente da CLDF

O presidente da Fibra entregou os dois primeiros exemplares da Agenda Legislativa 2019 ao presidente da Câmara Legislativa, deputado distrital Rafael Prudente, e ao governador Ibaneis Rocha. Jamal Bittar também entregou para parlamentares, membros do governo, representantes de entidades do setor produtivo, empresários e jornalistas que compareceram à cerimônia, na sede da Fibra.

Fibra lança Agenda Legislativa 2019 -Deputado Rafael Prudente - Bernadete Alves
Deputado Rafael Prudente, presidente da Câmara Legislativa do DF

O deputado Rafael Prudente, presidente da CLDF, falou do trabalho do legislativo em benefício do setor, a exemplo da extinção do diferencial de alíquota do ICMS (Difal), aprovado uma semana depois da apresentação da proposta pelo Executivo. “A Câmara Legislativa é uma parceira do setor produtivo e tudo aquilo que for positivo para nossa cidade, tudo aquilo que for importante, em especial, para a geração de empregos, terá respostas rápidas”, declarou Prudente.

O chefe do Legislativo local destacou também a aprovação no começo desta semana do projeto de lei que estende o prazo para que as empresas se ajustem à obrigação de ter projeto de integridade para celebrar contratos com o governo local. “Fizemos alguns ajustes, a Fibra participou bem de perto desse processo e agora tenho certeza de que a população vai ver o governo contratando melhor e prestando um melhor serviço”, afirmou Rafael Prudente.

Fibra lança Agenda Legislativa 2019 - governador Ibaneis Rocha -Bernadete Alves
Governador Ibaneis Rocha, no lançamento da Agenda Legislativa 2019, na Fibra

O governador Ibaneis Rocha disse receber a Agenda Legislativa da Indústria do Distrito Federal 2019 com boa vontade e falou da importância da segurança jurídica para o empreendedorismo. “Quem gera emprego e renda são os empresários, e vocês precisam ser bem cuidados. E nós vamos cuidar dessa agenda”, disse, ao cobrar dos empreendedores respostas às “medidas corajosas” adotadas pelo governo, como a redução de tributos mesmo diante da crise econômica.

Fibra lança Agenda Legislativa 2019 -Governador Ibaneis Rocha - Bernadete Alves
Governador Ibaneis Rocha, durante o lançamento da Agenda Legislativa 2019

O governador Ibaneis Rocha disse ao presidente da Fibra que apoia a manutenção do Sistema S e que reconhece a sua importância para a sociedade. “A defesa do Sistema S tem que ser uma bandeira de todos nós, porque é uma bandeira, realmente, da cidadania brasileira, e somente quem não passou pelas portas do Sistema S é que fala mal. Eu, por exemplo, fiz o meu primeiro curso de computação dentro do Sistema S, e isso para mim era muito importante, porque em 1987 as pessoas tinham pouco acesso a esse tipo de curso e já estava ali o Sistema S trabalhando. Quem fala do Sistema S é quem nunca precisou dele, eu tenho certeza de que a população mais carente vai estar do nosso lado nessa bandeira de defesa do Sistema.” O governador disse, ainda, que, na condição de coordenador do Fórum de Governadores Brasil Central, pediu que, na próxima reunião, um representante do Sistema S tenha a oportunidade de falar sobre o assunto.

Fotos: Moacir Evangelista/Sistema Fibra