Tapeçaria de Burle Marx é atração no Congresso Nacional

Tapeçaria de Burle Marx é atração no Congresso Nacional - Bernadete Alves

O Salão Negro do Congresso Nacional ostenta uma nobre e bela tapeçaria do paisagista e arquiteto Roberto Burle Marx, o artista integral.

Tapeçaria Burle Marx - Salão Negro - Congresso Nacional - Bernadete Alves
Tapeçaria Burle Marx – Salão Negro – Congresso Nacional

A obra em tons verde, vermelho, azul, preto e branco, atrai o olhar do espectador. A tapeçaria que integra o patrimônio do Senado Federal foi criada em algodão em 1973. As formas irregulares e assimétricas instigam a nossa imaginação.

Tapeçaria de Burle Marx é atração no Congresso Nacional - Bernadete Alves
Roberto Burle Marx, o artista completo

Burle Marx realizou projetos de paisagismo, pinturas, esculturas, desenho de joias, serigrafia, design de vasos de cristal, luminárias, pinturas em tecidos e tudo o mais que ele tivesse oportunidade de experimentar…”, assegura José Tabacow, seu colaborador por quase três décadas.

Obra de Burle Marx em Brasília - Bernadete Alves

Desse extenso leque de manifestações artísticas, o acervo de obras de arte do Senado Federal conta com duas delas: a pintura Tríptico em acrílico sobre tela e um quadro a óleo localizados, respectivamente, no Hall do Anexo II e no gabinete da Presidência do Senado; e tapeçaria:  um enorme e belo trabalho pendurado em uma das paredes do Museu do Senado, que ilustra nossa capa.

Obras de Roberto Burle Marx - Bernadete Alves
Roberto Burle Marx e suas criações

O mestre da tapeçaria, esculturas e telas também encanta com seus fabulosos jardins como o do Palácio do Itamaraty, do Ministério da Justiça, do Salão Verde da Câmara dos Deputados, e em várias áreas verdes de Brasília.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Paisagismo de Burle Marx  -  Eixo Monumental - Brasília - Bernadete Alves
Paisagismo de Burle Marx – Eixo Monumental – Brasília

A cidade é um museu à céu aberto graças a Roberto Burle Marx e Oscar Niemeyer.