Câmara dos Deputados celebra 154º da Batalha Naval do Riachuelo

Câmara dos Deputados celebra os 154º da Batalha Naval do Riachuelo - Bernadete Alves

O plenário da Câmara dos Deputados foi palco da Sessão Solene alusiva aos 154 anos da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha. A iniciativa foi do deputado federal Coronel Chrisóstomo, em conjunto com os parlamentares General Peternelli, General Girão e Coronel Armando. Participaram da solenidade o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, o Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo,  militares, parlamentares e autoridades civis.

A Batalha Naval do Riachuelo é considerada pelas Forças Armadas como a mais importante ocorrida durante a Guerra do Paraguai entre os anos de 1861 a 1865, em que a Marinha brasileira saiu vitoriosa. “O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever” – essa foi a mensagem transmitida para a frota brasileira pelo então comandante da Marinha no dia da Batalha do Riachuelo, almirante Barroso.

Câmara dos Deputados celebra os 154 anos  da Batalha Naval do Riachuelo - Bernadete Alves

O deputado Coronel Chrisóstomo presidiu a sessão e afirmou sentir-se honrado em ter sido o propositor do evento. Acrescentou que o papel dos militares e da Marinha do Brasil é essencial para a manutenção da ordem e da democracia.

Em discurso lido no Plenário, o presidente da Câmara deputado Rodrigo Maia, lembrou que o dia 11 de junho é a “data magna” em homenagem à Marinha brasileira. Para Maia, a partir da Batalha do Riachuelo, as Forças Armadas ganharam prestígio e seus feitos devem ser reconhecidos por toda a sociedade.“Naquela época, as fronteiras terrestres do Brasil ainda estavam se definindo. Se não fosse a vitória em Riachuelo, a guerra seria ainda mais longa, ameaçando a nossa integridade nacional e territorial”, destacou.

Câmara dos Deputados celebra os 154 anos  da Batalha Naval do Riachuelo - Bernadete Alves
Ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, na Sessão Solene em homenagem aos 154 anos da Batalha de Riachuelo, na Câmara dos Deputados

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou que o Itamaraty é do Brasil e da nação brasileira, assim como a Marinha. O chanceler lembrou da importância de celebrar conquistas passadas. “O Brasil nasceu do mar. Reviver o passado faz com que nos tornemos uma nação e não somente um aglomerado de pessoas. Precisamos do contato com os heróis passados para enfrentarmos os desafios de hoje”.

Ernesto Araújo disse que o Ministério das Relações Exteriores, está empenhado na missão de trabalhar pela paz, o que, segundo o ministro, não significa ausência de conflito, mas a prevalência dos valores do povo brasileiro.“Como já foi dito aqui, é preciso ter força para ter paz e estamos convencidos disso. Paz com dignidade, com democracia, com soberania e desenvolvimento para poder enfrentar os desafios de hoje”.

O medalhista brasileiro Lars Grael destacou a força da Marinha tanto na guerra como na Batalha do Riachuelo e na paz, como nas missões no Haiti. Ele ainda recordou que nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, havia 145 atletas militares que trouxeram 13 medalhas para o Brasil. “Nós, do esporte, somos gratos à atuação da Marinha, especialmente em programas como o Força no Esporte e o de Alto Rendimento”.

O campeão olímpico de Vela Lars Grael afirmou ser grato à Marinha pelo apoio que a Força Naval dá ao esporte brasileiro. “Graças à Marinha o Brasil conquistei, nos jogos olímpicos do Rio de Janeiro, diversas medalhas. Estou aqui por isso. Nós que somos navegadores somos todos Marinha”.

Câmara dos Deputados celebra os 154º da Batalha Naval do Riachuelo - Bernadete Alvesrnadete Alves 2

O jornalista Alexandre Garcia falou sobre a importância da data e o papel da Força para o desenvolvimento do País. “Os senhores da Marinha são a garantia das nossas riquezas, tanto do comércio e as extrativas, quanto do uso de nossa imensa bacia hidrográfica e de nosso mar”.

Câmara dos Deputados celebra os 154º da Batalha Naval do Riachuelo - Bernadete Alves Alves

O comandante da Marinha Ilques Barbosa Junior agradeceu todas as homenagens e assegurou: “Estamos prontos para defender, onde e quando for necessário, a nossa pátria”, declarou no encerramento da solenidade.

Oficiais e Praças da Marinha, além de alunos atendidos pelo Projeto Forças no Esporte (Profesp), participaram da homenagem. Fotos: Marcelo Camargo/Agência Brasil e Michel Jesus/Câmara dos Deputados.

Câmara dos Deputados celebra os 154º da Batalha Naval do Riachuelo - Bernadete Alves
Sessão Solene em homenagem aos 154 anos da Batalha de Riachuelo, na Câmara dos Deputados