Gol inicia voos diretos de Brasília para Cancún
A Gol Linhas Aéreas começou oficialmente a primeira rota direta entre a Capital Federal e a cidade mexicana, Cancún, na última sexta-feira com 150 passageiros a bordo. Para comemorar o sucesso de seu 14º destino internacional: o México, o vice-presidente Comercial e Marketing da Gol, Eduardo Bernardes, recebeu autoridades no Portão D, do Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitscheck.

A cerimônia de inauguração contou a presença de autoridades, como o governador em exercício do Distrito Federal, Paco Britto, o embaixador do México no Brasil, José Ignácio Piña Rojas, o diretor da Inframérica Jorge Arruda, a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, o secretário de Relações Internacionais, o embaixador Pedro Luiz Rodrigues, o secretário de Projetos Especiais do DF, Everardo Gueiros, os diretores da Embratur, Carlos Brito, Marcus Thiago e Silvio Nascimento e representantes de veículos de comunicação de Brasília.

No portão de embarque e no balcão de check-in, uma decoração com sol e cadeira de praia ilustravam o novo destino para os passageiros, que ainda receberam um presente da Gol durante o embarque. Convidados brindaram o descerramento da fita com água de coco e ao som de ritmos caribenhos.

Com seu 14º destino internacional, sendo quatro deles partindo de Brasília (Cancún, Orlando, Miami e Buenos Aires), a companhia se tornou a única a fazer voos diretos entre o Brasil e a cidade praiana, com decolagens do aeroporto de Brasília.

Eduardo Bernardes, vice-presidente de Gol, disse que o início dos voos de Brasília para Cancún é mais um importante passo na história de 18 anos da empresa. “É sempre emocionante lançar uma nova rota partindo de Brasília, que foi a cidade onde decolamos pela primeira vez no Brasil e é também um hub muito importante para nós. Estamos orgulhosos e satisfeitos de decolar com 150 passageiros a bordo. Sem dúvida é motivo de grande orgulho e satisfação. Temos que celebrar com os nossos clientes, pois se não fosse pela preferência deles, esta expansão não estaria acontecendo”, declarou Eduardo Bernardes.

Segundo o vice-presidente, inicialmente, a rota contará com duas frequências semanais, as sextas e domingos, saindo de Brasília às 10h20 e chegando a Cancún às 17h35, no horário local. As voltas também serão às sextas e domingos, saindo de Cancún às 20h35 e chegando em Brasília às 7h50 do dia seguinte. “A nova frequência consolida Brasília como principal hub internacional da Gol, fator marcado pela malha doméstica que possibilita diversas conexões e também pelo sucesso na ocupação da rota, que em sua primeira operação conta com 150 passageiros”.

Segundo a companhia, neste início, a rota será operada pelo Boeing 737-800, equipamento que também realiza as rotas para Miami e Orlando. No entanto, o 737 MAX assumirá as operações após a resolução de seus problemas com software e toda a regulamentação das agências reguladoras. “O planejamento desta operação é com o 737 MAX. Então, logo a gente tenha uma solução, a aeronave assume a operação. Do ponto de vista da eficiência em custos, para a Gol é muito importante que o MAX opere esta rota”, completou Bernardes.

O governador em exercício, Paco Britto, desejou sucesso à companhia aérea e aos passageiros, que chamou de “a principal atração” da nova rota disponível. “É muito importante esse voo, pois está integrando Brasília ao magnífico aeroporto de Cancún e ao mundo”, destacou. O objetivo do governo Ibaneis, lembrou Paco, é transformar o aeroporto, que leva o nome do fundador da cidade, Juscelino Kubitschek, e atualmente é um dos mais importantes do país , num grande ponto de ligação do Brasil com outras nações.

O embaixador do México no Brasil, José Ignácio Piña Rojas,comemorou o inicio da operação para Cancún, uma iniciativa positiva para o intercâmbio turístico entre Brasil e México e ressaltou que a cidade de Cancún abriga o segundo aeroporto mais importante do país, com um número crescente de turistas. “Atualmente temos um voo direto entre São Paulo e a Cidade do México. Faltava um partindo da capital, Brasília, e que bom que vai para um destino turístico tão importante quanto Cancún”. Piña Rojas disse que espera que em breve haja voos diretos entre a cidade do México e Brasília. “As capitais dos dois países mais importantes da América Latina precisam estar mais conectadas”.
Os voos possuem o serviço de internet. A rota contará, ainda, com o serviço Gol Premium Economy– que oferece aos clientes uma série de vantagens exclusivas, como assento do meio bloqueado para dar mais conforto e e compartimento de bagagem exclusivo – acúmulo de milhas no programa Smiles, bem como prioridade no momento do check-in e embarque.

Vanessa Mendonça, secretária de Turismo do Distrito Federal, declarou que o novo voo é mais um passo para posicionar a capital do país como porta de entrada para voos internacionais. Ela falou sobre a beleza arquitetônica, segurança e qualidade de vida, requisitos para atrair os turistas.

“Todos estes esforços têm sido desenvolvidos passo a passo para atrair o maior número de companhias aéreas e de voos internacionais. Brasília tem todas as condições de se tornar a janela de entrada do Brasil. Somos a única cidade que possui voos diretos para todas as capitais do Brasil, temos a capacidade de ampliar voos internacionais e reduzimos o ICMS sobre o querosene de aviação, o que nos torna muito atrativos”, disse a secretária Vanessa Mendonça.

Brasília tem voos diretos para: Lisboa (TAP): domingo, segunda, terça, quarta, sexta e sábado. Partida de Brasília às 17h; Miami (American Airlines): diário. Partida de Brasília às 7h; Miami (GOL): diário. Partida de Brasília às 10h; Orlando (GOL): diário. Partida de Brasília às 9h50; Panamá (Copa Airlines): diário. Partida de Brasília às 2h15; Buenos Aires (GOL): diário. Partida de Brasília às 9h50; Cancún (GOL): segundas, quartas, sextas e domingos. Partida de Brasília às 10h20.
Estão previstos para este ano: Santiago, no Chile (LATAM ): a partir de 15 de outubro – terças, quintas e sábados. Partida de Brasília às 20h05; Lima, no Peru (LATAM): a partir de 14 de novembro – segundas, quintas e sábados. Partida Brasília às 8h30 e Assunção, no Paraguai (LATAM) – planejado para dezembro de 2019.
Fotos: Agência Brasília e Gol