Batalhão do Imperador festeja 196 anos de criação e os 59 no Distrito Federal

O Batalhão da Guarda Presidencial, em Brasília, foi palco das comemorações dos 196 anos da criação do Batalhão do Imperador e dos 59 anos de sua vinda para a capital federal. Com a transferência para Brasília, em 1960, a unidade veio para o Planalto Central e passou a ter o nome de Batalhão da Guarda Presidencial – BGP.
Dom Pedro I criou o Batalhão do Imperador em janeiro de 1823 com a finalidade de consolidar a independência do Brasil e apaziguar revoltosos. O presidente Jair Bolsonaro participou da cerimônia ao lado do general Eduardo Villas Bôas, ex-comandante do Exército.

“ Somos todos infantes. O Exército é um só. E é um momento a mais onde reconhecer o trabalho que esses homens prestam à nação brasileira”, declarou o presidente Jair Bolsonaro.

Na cerimônia militar, foram realizadas apresentações musicais envolvendo a Banda de Música Marcial do Exército, Companhia do Cerimonial e as Companhias de Infantaria de Guarda brilharam nas demonstrações de Ordem Unida.
O BGP tem participado de importantes eventos que ficaram marcados na história do Brasil. Nossa homenagem aos Eternos Comandantes do Batalhão da Guarda Presidencial e dos integrantes do Batalhão da Saudade, responsáveis pela construção da história dessa tradicional unidade do Exército Brasileiro.
