50 anos missão Lua: o mais impressionante acontecimento tecnológico

50 anos missão Lua – o mais impressionante acontecimento tecnológico - Bernadete Alves
Neil Armstrong (frente), Michael Collins, e Buzz Aldrin, da missão de pouso lunar Apollo 11, deixam o Edifício de Operações Espaciais Tripuladas do Centro Espacial Kennedy durante a contagem regressiva do pré-lançamento do foguete, em 16 de julho de 1969.  Foto: HO / AFP/NASA

Há exatos 50 anos, os astronautas americanos Neil Armstrong e Buzz Aldrin se tornaram os primeiros humanos a pisar na Lua. O acontecimento tecnológico mais impressionante, cercado de perigos e incertezas foi transmitido pela televisão para cerca de 500 milhões de pessoas.

Seu módulo lunar (LEM), o Eagle, pousou no solo lunar em 20 de Julho de 1969 às 17h17 de Brasília. Um pouco mais de seis horas depois, às 23h56 em Brasília, o major Armstrong colocou o pé esquerdo na superfície lunar e pronunciou a frase pela qual ele sempre será lembrado: “É um pequeno passo para o homem, um grande salto para a Humanidade”.

50 anos missão Lua – o mais impressionante acontecimento tecnológico - Bernadete Alves

50 anos missão Lua – o mais impressionante acontecimento tecnológico - Bernadete Alves
Astronauta americano,Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua

Cinco décadas depois da Apolo 11, a Rússia e o Ocidente ainda competem no desenvolvimento aeroespacial. Moscou deu a largada na corrida espacial ao lançar, em 1957, o primeiro satélite artificial, o Sputnik 1. Em 1961, o cosmonauta soviético Yuri Gagarin tornou-se o primeiro homem a chegar ao espaço.

Os russos veem nesse pioneirismo um símbolo de superioridade tecnológica da qual se orgulham até hoje. Até um parque, batizado Patriot Park, foi criado na região de Moscou para celebrar a potência militar russa e as proezas espaciais.