Brasileiro de 11 anos ganha prêmio de musicalidade na Espanha

O pequeno Théo Siqueira de Proença Singh, de 11 anos, encerrou o 9º Concurso Internacional de Piano Maria Herrero, em Granada, Espanha, com Suíte Brasileira. O morador de Sorocaba, São Paulo, foi o único brasileiro premiado pela musicalidade, na categoria infantil B, de 11 a 13 anos.
Théo foi premiado em dois concursos nacionais, em 2017 e 2018 e isso lhe credenciou a disputar o Concurso Internacional de Piano Maria Herrero, na Espanha, no dia 11 deste mês. Ao lado de pianistas dos Estados Unidos, Rússia, Alemanha, China, Turquia, Espanha, o brasileiro foi convidado a encerrar a premiação.

Adriane Singh ,mãe de Théo, contou que o filho é apaixonado por música e que não conteve a emoção ao vê-lo representando o Brasil. “Ver meu filho receber prêmio por sua musicalidade, sensibilidade, dedicação e disciplina, foi emocionante foi um momento inesquecível. Eu chorei muito. Passou um filme cabeça lembrando dos cds do ‘Baby Mozart’ que ele ouvia ainda na minha barriga, das primeiras aulinhas de musicalização infantil, o primeiro tecladinho e o primeiro piano eletrônico”, contou Adriane Singh.
O pequeno pianista Théo disse que quando soube que ia representar o Brasil na categoria infantil B ficou nervoso, mas que treinou bastante para que tudo desse certo. “Quando toco música esqueço tudo. A música representa para mim, emoção e sentimento, ela mexe também com os outros”, afirma.
“Quando eu estava representando o Brasil senti um pouco de nervosismo, porque sabia que os meus concorrentes eram bons. Quando chegou no dia do concurso, eu treinei bastante. Mas quando eu toco piano eu esqueço tudo e coloco emoção”, declara Théo, o pianista premiado internacionalmente.

O brasileiro diz que percebeu que amava piano quando conseguiu tocar uma música “de ouvido” de Mozart. “Eu comecei a fazer aulas, mas eu consegui tirar essa música de ouvido. A professora me falou que era difícil para minha idade. Mesmo assim continuei”.

Depois do reconhecimento internacional, o jovem pianista diz que vai continuar estudando música. “Eu pretendo ser um pianista. Mas eu pretendo ser um bom pianista, não um qualquer. Quero ser um diferente”, diz Théo Siqueira de Proença Singh.