GDF troca iluminação da Praça dos Três Poderes e Palmeiras chamam atenção

A cor verde das árvores e das Palmeiras Imperiais enfeitam Brasília neste período seco. Dão a complementação da floração dos ipês espalhados pela capital do país. Para que esta beleza seja também contemplada à noite, o governo do Distrito Federal revitalizou a praça atrás da Câmara dos Deputados.

A Praça dos Três Poderes recebeu iluminação por LED de 36 watts, que proporciona uma luminosidade branca e mais potente. Esse processo de modernização proporciona melhor desempenho de energia e irradia o fluxo luminoso, com maior qualidade.

A ação além de assegurar maior segurança ao local a nova iluminação destacou a beleza das palmeiras imperiais. A Alameda das Palmeiras consta no relatório do Plano Piloto de Brasília do arquiteto e urbanista Lúcio Costa, produzido no fim da década de 50, para concurso de construção da nova capital da República.

O local é considerado a primeira referência paisagística da cidade, que surgiu antes mesmo do projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer para o Palácio do Congresso. Em harmonia com o espelho d´água do Anexo 1 da Câmara, o renque de palmeiras insere-se no cenário modernista como o elemento paisagístico mais simbólico da Praça dos 3 Poderes.

A revitalização do Jardim das Palmeiras foi feita por equipes da Companhia Energética de Brasília, em parceria com a Secretaria de Obras do DF. O investimento do Governo do Distrito Federal no local foi de R$ 449 mil. O Diretor-Técnico da CEB, Paulo Afonso Machado, destaca que o Jardim das Palmeiras estava com iluminação precária e, por esse motivo, passava despercebido pela população. “Esse jardim é um elemento importante de composição na Praça dos Três Poderes e agora pode ser devidamente valorizado”, declara o diretor.
Paulo Afonso diz que além do Jardim das Palmeiras Imperiais, a Praça dos Ipês, que fica atrás do Senado Federal, e o espelho d’agua do Congresso Nacional também vão receber melhorias na iluminação pública.