Hipismo conquista hexacampeonato e garante vaga olímpica para Tóquio 2020
Os cavaleiros Eduardo Menezes, Rodrigo Lambre, Marlon Zanotelli e Pedro Veniss concluíram com êxito a missão nos Jogos Pan-Americanos de Lima. Os atletas subiram ao lugar mais alto do pódio na quarta-feira na Escola de Equitação do Exército, em La Molina, bairro nobre de Lima, e garantiram a vaga olímpica para Tóquio 2020.

Pedro Veniss é o único cavaleiro da equipe que esteve presente nos Jogos do Rio, em 2007, quando o país foi campeão pela última vez. “A gente estava trabalhando muito duro para sair com essa medalha. Estava uma atmosfera incrível, e acho que esse ouro é muito merecido para todo mundo. Por 12 anos sonhei em sentir isso tudo novamente “, declarou Pedro Veniss.

“Não dá para descrever esse momento na verdade. Estar com esse ouro na mão e essa equipe maravilhosa não tem preço. E na sexta pode ter mais, vamos batalhar por isso”, disse o cavaleiro Rodrigo Lambre.
A modalidade tem 14 pódios nos Jogos, sendo nove deles por equipe. A primeira medalha no Pan foi em 1959. O ouro foi conquistado em 1967 e 1999 em Winnipeg, Canadá; em 1991, em Havana, Cuba; em 1995 em Mar Del Plata, Argentina; e em 2007 no Rio de Janeiro; e agora em 2019 em Lima, no Peru.

O hipismo brasileiro tem duas medalhas de pratas: em 1959 em Chicago, EUA; e em 2011, em Guadalajara, México. O único bronze da equipe foi conquistado em 2003, em Santo Domingo, República Dominicana.

Na disputa individual conquistou duas medalhas de prata e três de bronze. A primeira prata foi em 1997, em Winnipeg, com Nelson Pessoa Filho, o Neco, montando Gran Geste, e em 2007, no Rio de Janeiro, com o filho de Neco, Rodrigo Pessoa, montando Rufus. Dos três bronzes, dois foram conquistados por Vitor Alves Teixeira: em 1991, em Havana, montando Zurquis; e em 1999, em Winnipeg, com Jolly Boy. O terceiro bronze individual foi de Bernardo Resende Alves, com Bridgit, nos Jogos de Guadalajara 2011.
