Umidade despenca e Brasília entra em alerta vermelho
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu, nesta quinta-feira, 05 de setembro, um aviso vermelho para todo o Distrito Federal, devido a baixa umidade relativa do ar. A previsão é que a baixa umidade do ar chegue a 10% no período mais quente e seco do dia, entre 15h e 16h.

O fenômeno é causado por uma massa seca e quente que está estacionada na região central e deve permanecer por mais sete ou dez dias. Segundo o Inmet esse tipo de ocorrência, de temperatura elevada e baixa umidade, faz parte do padrão climático comum nesta época do ano no DF.
Brasília completa nesta quinta-feira 94 dias sem chuva.De acordo com o Inmet não existe previsão de chuva no Distrito Federal antes da segunda quinzena de setembro. O clima desértico dificulta a respiração, o nariz sangra, a pele trinca, a cabeça dói e o desânimo é total. Desde 2017 que a umidade do ar não caía tanto.
A Defesa Civil recomenda tomar bastante água, usar roupas claras, evitar a prática de atividades ao ar livre entre 10h e 17h, períodos mais críticos, usar protetor solar, evitar uso de ar-condicionado, não tomar banho quente e umidificar os ambientes com toalhas molhadas. Idosos e crianças precisam de atenção especial.
A baixa umidade do ar e o calor, comuns nessa época do ano, provocaram grandes queimadas em vários pontos do Distrito Federal dado muito trabalho ao Corpo de Bombeiros. A colaboração da população é fundamental.
O Distrito Federal está com quase 100 dias de seca, com gramados marrons, poeira nas ruas e árvores sem folhas. O caos não é maior porque os ipês amenizam o sofrimento com a beleza de suas floradas.