Grêmio festeja 116 anos de história vislumbrando futuro de glórias

O Imortal Tricolor celebrou com um jantar de gala, na noite de ontem (19) o seu aniversário de 116 anos, completos no último domingo dia 15, no centro de eventos Casa NTX, na zona norte de Porto Alegre. O presidente do Grêmio, Romildo Bolzan, recebeu o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, o secretário estadual do esporte, o ex-judoca João Derly, representando o governador Eduardo Leite, parlamentares e autoridades judiciárias.

A solenidade contou com a presença de dirigentes do Grêmio, jogadores do atual plantel, como Pedro Geromel, Kannemann, Maicon e Marcelo Oliveira, além de funcionários e ídolos do passado. Nomes como China e Baidek foram alguns dos ex-atletas que se fizeram presentes na cerimônia.
Também estiveram presentes representantes do time de transição, na figura do técnico Thiago Gomes e do capitão Frizzo, do time sub-20, com o treinador César Lopes como representante, e do time feminino, com a técnica Patrícia Gusmão e a capitã Karina.
Os convidados assistiram um documentário sobre as principais conquistas do Imortal Tricolor. O Grêmio anunciou, como parte das comemorações do aniversário, o lançamento da pedra fundamental das obras que serão realizadas no CT Hélio Dourado, em Eldorado. O clube fará no local um investimento de R$ 9 milhões para construir novas estruturas e reformar as já existentes no complexo.

Antes de iniciar seu discurso, Romildo Bolzan recebeu uma placa do presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Noveletto, que também entregou um buquê de flores à esposa do presidente do Grêmio, Vera Bolzan.
O evento também foi marcado pela entrega, por parte de um dos vice-presidentes do Internacional, Humberto Cesar Busnello, de uma placa parabenizando o tricolor pelo aniversário. Ele também falou da rivalidade sadia entre os clubes. “Trago aqui nosso sentimento e respeito pela sua gestão”, disse ao presidente Romildo Bolzan.

Romildo Bolzan Júnior, fez um discurso emocionado por tudo que representa o clube e pela honra de presidi-lo. “Comemoramos 116 anos de uma instituição secular sem deixar de olhar para o futuro. Nós jamais poderíamos ser um clube meramente de futebol. Oito milhões de pessoas, estatisticamente, 22% desses são absolutamente fanáticos. Estão envolvidos em todos os sentidos do que o Grêmio faz. E são repassadores do Grêmio mais raíz, mais puro, do sentimento mais puro. E nós nos relacionamentos com as instituições jurídicas e cumprimos um papel extremamente importante. Um clube de futebol pode operar, se relacionar, se motivar de várias maneiras”, declarou.

Romildo disse que não se faz futebol sem atletas e que a formação deles sempre foi e seguirá sendo fundamental para a sustentação do Grêmio. “Geromel, Maicon, Kannemann e Marcelo Oliveira são responsáveis pelo patamar futebolístico que o Grêmio chegou hoje. Eles inspiram e impulsionam o nosso plantel. Muito obrigado por tudo que vocês fazem pelo Grêmio. Vocês são os responsáveis pela nossa emoção, pelas nossas tristezas, pelo nosso estado de espírito, mas acima de tudo são homens. Sabem ganhar e perder. E jamais vi um grupo representar tão bem o Grêmio como vocês. Em seus tempos, Yura, Baidek e China, todos campeões, responsáveis pelo nosso sucesso e frustrações, vocês reproduziram a grandeza do Clube e fizeram o Grêmio chegar ao dia de hoje. Muito obrigado”, declarou o presidente, sob muitos aplausos.

Depois de uma longa lista de agradecimentos, o dirigente gremista disse que falaria com o “coração”. Naquele momento, embargou a voz e se emocionou. Precisou parar por alguns instantes até recomeçar. Conduziu suas palavras até chegar à eliminação na semifinal da Copa do Brasil, a qual afirmou ainda estar “engasgada”.
Bolzan disse que as derrotas doem muito. “Está engasgada a nossa desclassificação na Copa do Brasil. Isso não desmerece o grande trabalho do Renato e da sua comissão. A continuidade do Renato, para mim, é o fator mais relevante. Mas será reconfortador passar do Flamengo e ser campeão da América”, declarou Romildo.
“Os jogadores conseguem despertar em nós um sentimento de que sempre é possível transpor obstáculos. Sendo isso, também é possível conquistar a América este ano. Não tomem como obrigação, vocês sabem o que conversamos no vestiário. Ninguém tem a responsabilidade da conquista, nossa única obrigação é redobrar a atenção. Mas a gente confia nisso, naquilo que significa nossa capacidade de reerguimento, indignação”, disse Bolzan.

“Quero dizer que o que nos reserva nesse futuro de glórias, na expectativa de mais cem anos, é que nós podemos sonhar, sim, que o que está por vir será muito melhor. O Grêmio fará todo o possível. Trabalhará muito com seus jogadores, e nós vamos fazer vitórias de uma maneira importante. Viva o Grêmio. Viva a nossa imortalidade. Viva o nosso orgulho de ser gremista. E viva o futuro de glórias. Viva o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense”, finalizou o presidente, fazendo com que mais de 700 pessoas se levantassem para expressar o orgulho de ser gremista.
O grande momento da noite foi quando, ao som de um acordeon e um saxofone, todos cantaram o hino do Grêmio e entoaram o Parabéns a Você.

A Casa NTX transformou-se na Arena, com todos gritando “Grêmio, Grêmio, Grêmio”. O presidente Romildo Bolzan cantou o parabéns ao lado do presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Biedermann, do vice-presidente Alexandre Bugin e dos vice-presidentes do Conselho de Administração Adalberto Preis, Cláudio Oderich, Duda Kroeff, Marcos Herrmann, Paulo Luz e Sergei Costa, acompanhados de suas esposas. Logo depois os atletas e ex-atletas se juntaram à direção do Clube para a realização da foto oficial do Jantar Comemorativo, ao lado do bolo de 116 anos.

O banquete oficial de ontem à noite encerrou as solenidades comemorativas aos 116 anos do Grêmio, que começaram ainda no domingo dia 15, com o hasteamento da bandeira e missa especial de aniversário. Embalado pelos acordes do hino do Tricolor, Romildo Bolzan foi responsável pelo hasteamento da bandeira do Grêmio. A bandeira do Brasil foi erguida pelo vice-presidente Adalberto Preis, enquanto que o vice do CD Alexandre Bugin hasteou a do Rio Grande do Sul.

Logo após, seguindo o protocolo celebrativo, aconteceu a santa missa na Capela Nossa Senhora de Medianeira, celebrada pelo Capelão Dom Adilson e os padres Antônio Hofmeister e Diácono Vagner.
A comemoração continuou à tarde com mais de 40 mil pessoas na Arena para acompanhar entre o Tricolor e o Goiás. Antes da bola rolar aconteceu uma linda homenagem de aniversário com parabéns e tudo que um clube centenário tem direito. Os jogadores deram de presente a vitória por 3 a 0 sobre o Goiás, no Brasileirão.
Houve também homenagens ao zagueiro Geromel e ao ex-atacante Loivo na calçada da fama do clube. Na próxima segunda-feira, dia 23, o Tricolor lança a pedra fundamental das obras de revitalização do CT Hélio Dourado, usado pela base em Eldorado do Sul.
Parabéns pela linda trajetória de lutas e vitórias. Viva o Imortal Tricolor. A glória é eterna!
Fotos: Lucas Uebel/Grêmio FBPA